ELE GRAVOU TEIXEIRINHA, MAS FOI ESQUECIDO

CD dedicado a Teixeirinha na coleção Raízes dos Pampas:
Jorge Camargo também foi homenageado

Mais do que uma honra, o ato de gravar músicas compostas por Teixeirinha sempre foi certeza de retorno junto ao público. Cientes disso, não foram poucos os que investiram na obra do gaúcho. A dupla Milionário e José Rico resgatou “Coração de Luto”; o grupo Os Serranos produziu a releitura de “Tordilho Negro”; a dupla Osvaldir e Carlos Magrão foi projetada a partir da regravação de “Querência amada” (num arranjo que se tornou ainda mais conhecido que o original); já Os Fagundes tem até hoje “Tropeiro Velho” como um de seus grandes sucessos.
Outra infinidade de artistas regravou sucessos de Teixeirinha nos últimos anos, mas poucos – aliás, raros – tiveram a oportunidade de gravar músicas inéditas do “Rei do Disco”. Entre os sortudos, Teixeirinha Filho lançou recentemente “Saudades do Paraná”, uma das tantas letras inéditas de Teixeirinha encontradas em fitas cassete gravadas pessoalmente pelo compositor. Outra que teve a honra de pôr sua voz numa canção do “Gaúcho Coração do Rio Grande” foi Berenice Azambuja. Esta, aliás, foi mais além: a música que gravou (“Fandango da Berenice”) foi composta por Teixeirinha exclusivamente para a cantora, que a gravou em 1985.
Mas entre todos estes cantores, um deles foi talvez o que mais tenha gravado músicas inéditas de Teixeirinha. Ironicamente, ele é, hoje, um dos menos conhecidos e raramente é citado. Chama-se Jorge Camargo e não se sabe muito sobre sua carreira. Aliás, confesso que fui motivado a escrever este texto quando descobri que praticamente não há registros sobre a trajetória deste artista.
No site de buscas Google (famoso por encontrar tudo o que se procura) nem um registro. No mundialmente famoso Wikipedia a mesma situação. Até entre as milhões de comunidades no Orkut, nada consta sobre Jorge Camargo. Onde e quando teria nascido? Quantos e quais discos teria gravado? Em que ano teria atingido o sucesso? Nada, absolutamente nada disso é conhecido. Não fosse o amigo Arnaldo Guerreiro – português que mantém um verdadeiro museu da música gaúcha do outro lado do Atlântico – e esta matéria nem estaria sendo escrita.
Investigando aqui e ali, descobri algumas poucas informações. Tudo indica que Camargo gravou seus discos em meados dos anos 1970 em alguma subsidiária (ou talvez na própria) gravadora Copacabana, por onde Teixeirinha também passou. Analisando as canções gravadas por ele, posso supor que era bastante jovem quando se lançou em disco. Seu timbre de voz assemelha-se ao de José Mendes. Sua forma de cantar já é mais contida, próxima mesmo a de Teixeirinha.
Ao todo, Jorge Camargo gravou com exclusividade cinco canções que nunca foram gravadas por Teixeirinha – sendo, portanto, o recordista em gravações de músicas inéditas do “Rei do Disco”. O que me despertou maior curiosidade (e inquietação) foi o boato de que ele e Teixeirinha não mantinham boas relações. Quem primeiro levantou o assunto foi Mary Terezinha em seu livro “A gaita nua”. Mary afirma que Teixeirinha teria boicotado Camargo, exercendo sua influência para impedi-lo de gravar. Uma outra versão diz que os dois não se davam bem porque Jorge Camargo tinha tendências homossexuais, no que Teixeirinha não concordava.
Verdade ou não, o fato é que Jorge Camargo lançou músicas inegavelmente caracterizadas pelo estilo de Teixeirinha. Ao todo, foram cinco canções: “Surpresas da vida” (xote), “Moça de trança” (tango), “De tudo um pouco” (arrasta-pé), “Coração egoísta” (vaneira) e “Cama vazia” (valsa). A maior parte delas tem como tema o amor, a paixão e as desilusões por conta do abandono da mulher amada. Um trecho de “Cama vazia” diz:

Esta noite eu procurei na cama
Os teus braços para me envolver
Os teus lábios para me beijar
O teu corpo para me aquecer

Já este trecho da bonita letra de “Moça de trança” nos mostra elementos do chamado “romance campeiro”, mesclando o amor com os temas gauchescos:

Sentindo a saudade e curtindo a lembrança
Da moça de trança e da pele morena
Do olhar caborteiro e, porém matador
Me mata de dor e de mim não tem pena

Um dia no pago, no romper da aurora
Partiu, foi embora pra outro rincão
Seguido ela volta rever sua gente
Provoca o doente do meu coração

Até a imagem de Jorge Camargo segue uma incógnita na história da música do Rio Grande do Sul (não encontramos sequer uma foto do cantor). Teria morrido? Gravou mais músicas de Teixeirinha? Continuamos sem saber. Seus discos não estão à venda em lugar algum. Sua música está desaparecendo pouco a pouco. Para que se tenha uma idéia, sua provável última menção ocorreu em 1999, quando um dos 25 discos da coleção “Raízes dos Pampas” (EMI Brasil) lhe foi dedicado. A propósito, é deste disco (já esgotado) que saíram as cinco músicas citadas nesta matéria, o que nos faz entender que – sendo esta coleção um agrupamento do que há de melhor na produção de cada artista – podem haver outras canções de Teixeirinha gravadas em outros discos de Jorge Camargo. Onde estão estes discos? Espero que alguém os tenha guardado…
46 respostas para ELE GRAVOU TEIXEIRINHA, MAS FOI ESQUECIDO

  1. Julio Pedro Martins disse:

    Ótima matéria! Foi bom relembrar Os Fagundes, Os Serranos, Oswaldir e Carlos e também a Berenice. Parabéns!

  2. Não consegui encontrar o livro “A Gaita Nua” para que eu possa dar uma folheada. Teixeirinha, de certa forma, acaba sendo, para o Brasil, quase um fenômeno cinematográfico. Fez muitos filmes, assim como o seu conterrãneo Mazzaropi, e o Rio Grande do Sul ainda se mantêm como o maior produtor de filmes no país, segundo dizem.
    Caetano Veloso disse que “a verdadeira Bahia é o Rio Grande do Sul”, na música Rock in Raul, que homenageia Raul Seixas, referindo-se ao fato de que o estado faz hoje o que acontece no país em termos de rock. Teixeirinha faz falta no que chamamos de música regional, assim como Luiz Gonzaga, aqui no Nordeste, mas é preciso ver que a Zona Rural não existe mais, ingenuidade não existe mais, o Brasil não é mais caipira conforme Fernando Henrique Cardoso ainda pensa. A música popular morreu, aparentemente, temos que nos contentarmos com o passado, pois o presente pouca coisa tem nos parecido boa.

  3. Neimar Nunes da Silva disse:

    O cantor Jorge Camargo citado acima foi assassinado no final da década de 80, mais precisamente em 1988 em Porto Alegre, lembro perfeitamente de ter ouvido uma reportagem durante um programa regionalista na rádio Farroupilha. Fala-se muito que ele era homossexual,e que foi morto por um companheiro. O seu maior sucesso foi a linda música Roseira Branca!!

  4. jairo oliveira disse:

    Jorge Camargo , grande imterprete nasceu na linda cidade de Santo Ângelo , nas MIssões , fui colega de aula no primério nesta cidade ínicio do anos 70 e tive o prazer ter além dele colegas como o saudoso Cenair Maicá.

  5. gostaria de encontrar todas as musicas de jorge camargo em cds,se me informarem aonde posso encontrar fico muito agradecido.

  6. ricardo sena disse:

    quem era muito amigo do jorge caamrgo era o senador e radialista sergio zambazi.recordo que quando o jorge caamrgo faleceu ele falou horas sobre a amizade existente entre os dois em seu programa de rádio.outro fato importante:seguindo o exemplo do teixeirinha o jorge tambem tinha programas d erádio.lembra que o escutava na radio capital am(já extinta) um de seus patrocinadores era o motel star..o proprio jorge cantava o jingle do motel…e trágica coincid~encia ele faleceu num motel vitima de um garoto de programa.pois ele era homosexual.talvez por este fato não deixou filhos ou esposa pra tentarem manter sua memória viva como acontece por exemplo com o teixeirinha.

  7. THOMAS RIOS disse:

    O que sei de Jorge Camargo e que ele tinha um programa na RADIO FARROUPILHA de sabados a noite,isso na metade da decada de 80 e no final desta mesma decada teria sido assasinado,mas o programa era muito bom

  8. ronaldo j. da silva disse:

    O que sei sobre o ocorrido sobre a morte deste cantor eu ouvi da boca do próprio assasino, numa noite em que fui visitar uma amiga em gravataí. Patrícia sua irmã se encontrava no local junto com ele. Ele tinha mais ou menos 16 anos. Ele então me perguntou se eu sabia alguma coisa sobre a morte de um cantor que havia morrido a pouco tempo. Eu respondi que sim, e ele me respomdeu: Foi eu que estourei com ele. Na saída, depois que se despediu de mim, foi preso, pois a polícia estava esperando ele na frente da casa. Ele me contou detalhes como conheceu e matou o aartista. Portava ainda um relógio que ele havia ganhado da Mary Teresinha, uma bolsa grande com o logo da RBS. Patrícia acompanhou ele até a frente da casa, e entrou de volta prá casa chorando e dizendo: o mano caiu, o mano caiu. Depois deste dia nunca mais vi eles.

  9. Eduardo Reis disse:

    Possuo cópia de alguns documentos onde uma senhora acusa seu filho (assassino de aluguel) de ter assassinado o Jorge Camargo.
    Se quiser me mande um e-mail que te encaminho uma cópia.

  10. Jeandro disse:

    Olha ai, 3 anos e os fatos se revelaram… Valeu mesmo as contribuições.

  11. Um lindo poema de jorge camargo, foi aquele em homemagem a teixeirinha nao lembro o titulo lembro so um trecho q dis. Ficou de luto o riu grande, este velho pago santo, e pode crer te garanto choram muitos coraçoes comkistastes multidoes sem numca recuar um tento e festegeu teu talento nos discos grandes camçoes. omenagem d jorge camargo apos a morte d teixeirinha

  12. leandro roque disse:

    depois de ler a sua historia td ficou mais claro..depois de ouvir uma musica a qual achei uma poesia..tentei achar quem era o cantor da mesma ..jorge camargo..xucra devoçao
    mas nao achei nada sobre o gaucho
    a musica é linda se tiverem como ouvir vao adorar
    abraços t+

  13. Fábio Camargo disse:

    fico agradecido por alguém ter se lembrado de um grande artista,grande intérprete,e um grande tio. Sou sobrinho dele. Foi assassinado dia 26/12/1998,por voltas das 3h30m da manhã,pelo marginal Émerson Luis Brum Bonacheski,morador da cidade de Gravataí,pda 70 se naõ me falha a memória. Esse marginal foi morto em 2005/2006 em Cachoeirinha após uma tentativa de assalto a banco em troca de tiros com a Brigada Militar (foi tarde). Minha avó morreu em vida, após o assassinato de meu tio. Minha linda vó faleceu em 2008. Quanto a fotos,discos teria que ter tempo,pois sumiram com o tempo,mas sei que copacabana,emi odeon tinham discos dele. Abraços.

  14. odilon camargo disse:

    OLHA COMO MANO E D J PROFISSIONAL- DEIXO AQUI MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS Á TODOS AQUELES AMIGOS,FÃS,COLEGAS DE RÁDIOS,MÚSICOS EM SI,POR TEREM DUMA FORMA E OUTRA CONTRIBUÍDO EM DIVULGAR NOSSAS RAIZES GAUCHAS,NAS QUAIS MEU IRMÃO O FEZ E COM MUITO PROFISSIONALISMO E ESMERO E COM PAIXÃO PELA MÚSICA,E QUAL NÃO FICOU RICO POIS NÃO TINHA ESSA GANANCIA EM O SER,APENAS GOSTAVA DE CANTAR,ANIMAR FESTAS ,CIRCOS E RODAS DE AMIGOS,MAS TENHO A CERTEZA QUE LÁ EM CIMA DEVE ESTAR ALEGRANDO MUITA GENTE,POIS COMO ESTE CANTOR NÃO TINHA FRESCURAS,E NÃO INTERESSA O QUE ELE GOSTAVA- ERA AUTENTICO E REALISTA,E SUA OPÇÃO SEXUAL ERA SEU PARTICULAR,POIS SOMOS SERES HUMANOS,E CADA UM TEM SEU GOSTO PELA VIDA E VIVE COMO QUER,E DEIXO AQUI UM FORTE ABRAÇOS Á TODOS QUE DE UMA FORMA OU DE OUTRA GOSTAVA DO CANTOR ‘JORGE CAMARGO’ DO JEITO DELE,E QUE ‘DEUS’ OS PROTEJA Á TODOS- VALEU MEU MANO REI DO BAILÃO- SAUDADES DO SEU MANO-DJ CLUB ODILON

  15. Sou fã de Jorge Camargo!
    Tenho um cd dele,mas gostaria de encontrar a música Menino pobre que o Sérgio Zambiazi rodava quase todos os dias em seu programa!
    Já procurei nas lojas ,mas não encontrei!

  16. miro gaiteiro disse:

    Parabéns pela matéria! me criei ouvindo um lp do saudoso Jorge Camargo, onde tem as musicas do sapinho, gatinho , cachorrinnhoe etc… Domingo passado minha mãe tocou esse disco para meu bebê de 1ano e 5 meses ouvir as misicas e eu me emocionei, pois troxeram boas lembranças, ai resolvi procurar na net e achei essa materia sobre a vida e a morte desse gaucho buenacho.

    Prometo passsar para mp3 o disco e por na nete para que tiver enteressse.
    att, miro gaiteiro.

  17. deni campos gomes disse:

    sou fa do cantor jorge camargo e da musica nada mais voce

  18. Valdemiro do prado disse:

    Sou apaixonado pela musica gaucha gildo freitas,teixeirinha e do entao querido inesquecivel jorge camargo procurei na nete roseira branca musica esta que marcou época para matar saudade foi ai que encontrei este documentario.importante.acho que os familiares do jorge deveriam unir forças vasculhar radios e ate a propria gravadora para trazer de volta a voz inconfundivel de um dos cantores da musica regionalista gaucha de ´volta as radios.bem como divulgação na nete bem como fotos e videos do mesmo sou fa das musicas de jorge camargo gostaria de te-las nos meus arquivos de discos aguardo providencias imediatas assim como milhiares de fãs de jorge camargo não vamos enterrar avoz deste grande talento gaucho abraços

  19. Mauro Machry Cerro Largo disse:

    Era um cantor que encantava a todos com seu grande talento e facilidade em cantar de forma perfeita, veio muitas vezes cantar em cerro largo, principalmente no circo. tambem tinha um programa apos o meio dia na Radio Sepe Tiaraju de Santo Angelo

  20. helena fontana disse:

    Então gente. Quem tiver algum material de disco ou fita ou cd de Jorge Camargo coloque na internet para que seus fãs possam ter tbm. Eu só conhecia do rádio.

  21. valdomiro disse:

    Eis aqui um link onde baixei 3 discos, valeu apena. Espero que seja util.

    att. valdomiro

    http://www.colecaogaucha.blogspot.com.br/search?q=jorge+camargo&submit=Busca

  22. Derli Baltasar Castagna Paim disse:

    Tive o prazer de conhecer Jorge Camargo, quando, funcionário que eu era de uma grande empresa multinacional de cigarros, ele animava nossas festas de final-de-ano ou comemorações as mais diversas, cantando e tocando, de maneira muito talentosa. Isso foi lá pelos anos 74 a 77, quando sempre a nosso convite, sem exigir nenhum pagamento, apenas por talento seu, nos brindava com lindas interpretações. Era um exímio repentista: dizíamos uma palavra ou iniciávamos um assunto, e ele, de forma magistral, fazia um improviso sobre aquelas abordagens. Ápós, com minha vinda para a Grande Porto Alegre, continuei ouvindo Jorge Camargo, aí sim, pelas rádios da região, especialmente a Farroupilha. A fatalidade o tirou do caminho do sucesso, que certamente alcançaria em um grande centro, como Porto Alegre. Abraços a toda a família e seus inúmeros fãs.

  23. JEFERSOM BOMFIM disse:

    EU E MEU PAI E MINHA MÃE SOMOS FÃS DO CANTOR JORGE CAMARGO POSSUO 2LP UM CD, TENHO 42 MUSICAS GRAVADAS PELO MESMO. GOSTO MUINTO DAS MUSICAS, CANTANDO XOTES, INTERIOR E CIDADE, GANHEI NA MORAL, TEMPO DE PRAÇA, PULO DO SAPO, PALAVRAS DE UM PRISIONEIRO, SOU ASSIM, HEROI DA CARRETA, CORRE CORRE MEU CAVALO, ROSEIRA BRANCA, RIO GRANDE DO SUL, TU E EU, PONTA E TACO, SEMANA FARROUPILHA, REI DO BAILÃO, BRASILEIRITO, NADA MAIS VOCÊ, LAÇAÇOS DA SAUDADE DE OUTRO GRAMDE CANTOR GAUCHO JOSÉ MENDES OUTRO ARTISTA QUE DEIXOU MUIMTA SAUDADE. PRETENDO COMPLETAR A MINHA COLEÇÃO DAS MUSICAS DESTE GRANDE ARTISTA GAUCHO, JORGE CAMARGO.SOU DA CIDADE DE ALEGRIA, PROXIMA A CIDADE DE SANTO ANGELO A CIDADE DE JORGE CAMARGO.

  24. LUIS MISSIONEIRO disse:

    .Tenho um lp do JORGE CAMARGO Com As Musicas Sou Assim, Heròi Da Carreta, Recordação, O Lenhador,Corre Corre Meu Cavalo, Interior e Cidade, Roseira Branca, Meu Sofrimento, Reflexões,Tu e Eu,Rio Grande do Sul, Palavras de um Prisioneiro…Sã todas muimto boas as melhores são interior e cidade e roseira branca,este lp tranferi para mp3 estou procurando outros albuns deste artista. Jorge Camargo Um Grande Musico Com Muimto Talento. O Povo Gaucho Esta Precisando Artistas Asim Como JORGE CAMARGO, TEIXERINHA, GILDO DE FREITAS, JOSÉ MENDES , FRANCISCO VARGAS, FORMIGUINHA. Para Trazer a Verdadeira Musica Do RIO GRANDE De Volta. Hoje Em Dia Em Que a Musica Gaucha Esta Tõ Mal Representada. Com Varios Grupos Musicais Dizendo Ser Tradicionalista e Que Mal Sabem o Que é Ser GAUCHO e Muimto Mmenos Cantar o Nosso RIO GRANDE e Muimto Menos Emcantar Com a Beleza Da Musica e Simplesidade e o Respeito Que Esta Perdido Hoje Em Dia Com o Uso Da Malicia Quamdo As Musicas Já Não São Completamente Esplicitas…Não estou emparelhando todos os musicos do rio grande mas aqueles que fazem mal uso de um talemto Divino, os quais deverian se preocupar em não divulgar o desrespeito eoutras tantas porcarias aos nossa juventude….

  25. marcos braz disse:

    comvivi com jorge comargo nos anos 70 na linda cidade de santo angelo,grande cantor amigo descanse empaz amigo.que saudades…

  26. GLADES WEILER disse:

    Músicas de Jorge Camargo
    1- Rio Grande do Sul;
    2- Preciso de Você;
    3- Cantando Xote;
    4- Quisera;
    5- Aba Larga;
    6- Sonho Realizado;
    7- O Sonho Eterno de Angelita;
    8- Meus Pedidos;
    9- Garrucha;
    10- Você Nada Mais;
    11- Lágrimas do Adeus;
    12- Desejo de Um Gaúcho;
    13- Xucra Devoção;
    14- Sempre Errado;
    15- Rancheira Gaúcha;
    16- Tarde Triste;
    17- Meu Pedaço de Chão;
    18- Ninguém é Ninguém;
    19- Linda Morena;
    20- Lamento Gaúcho;
    21- Último Adeus;
    22- Menino da Rua;
    23- Pialo de Amor;
    24- Solteiro mas Tranquilo;
    25- Ñada Mais… Você;
    26- De Tudo Um Pouco;
    27- O Sul Canta o Sertão;
    28- Coração Egoísta;
    29- Cama Vazia;
    30- Moça de Trança;
    31- Homenagem a Teixeirinha;
    32- Gaita e Violão;
    33- Semana Farroupilha;
    34- Surpresas da Vida;
    35- Rei do Bailão;
    36- Direitos Humanos;
    37- Sou Assim;
    38- Herói da Carreta;
    39- Recordação;
    40- O Lenhador;
    41- Corre Corre Meu Cavalo;
    42- Interior e Cidade;
    43- Roseira Branca;
    44- Meu Sofrimento;
    45- Reflexões;
    46- Tu e Eu;
    47- Palavras de um Presidiário;
    48- Ganhei na Moral;
    49- Velha Acordeona;
    50- Brasileirito;
    51- Ponta e Taco;
    52- Quero União;
    53- Pensando em Ti;
    54- Sou Gaudério;
    55- Minha Renúncia;
    56- Amanhecer na Campanha;
    57- Laços da Saudade

  27. Rudi Paz disse:

    Jorge Camargo foi um grande cantor missioneiro, fazia dupla na Rádio sepé com o Benone Bottega, todos o dias nas madrugadas de nossa querida santo Ângelo-Rs, fui vizinho do pai dele, eu era guri e lembro dele cantando em varios lugares, inclusive na antiga churracaria dos motoristas próximo hotel Debacco.

    Rudi Paz

  28. Mauro Trindade disse:

    Em minha infancia lembro tambêm das musicas de Jorge Camargo, ouvindo a rádio eldorado com o inesquecivel Xara onde sempre rodava coração egoista, gaita e violão, que saudade bons tempos, alguem deve recuperar este acervo tão rico de um tempo maravilhoso.
    Mauro Trindade, Santiago /RS

  29. Eliane Crivelaro da Solva disse:

    Gostava demais da Musica Roseira Branca do Jorge Camargo.Gostaria muito de ouvi-la novamente

  30. Eliane Crivelaro daSilva disse:

    gostaria que alguma pessoa que tenha as musicas deste querido cantor Jorge Camargo,entrasse em contato comigo.Tenho muita saudade das musicas dele,principalmente da Roseira Branca.Eliane Crivelaro da Silva.Viamão RS

  31. Celson disse:

    Apesar do tempo, ainda aprecio as suas lindas canções. Cresci ouvindo ele no rádio e pela tv difusora (canal 10 da época). Se alguém tiver músicas do Jorge Camargo favor me enviar. Obrigado

  32. JOACIR ROLIM disse:

    OLA SOU JOACIR ROLIM NATURAL DE SANTO ÃNGELO RS HOJE ESTOU EM GUARAPUAVA PARANA NA RADIO CACIQUE E GOSTARIA DE RODAR MUSICAS DO JORGE CAMARGO E NÃO TENHO NADA DELE COMO PODERIAM ME AJUDAR MEU E_MAIL JOACIRCACIQUE@YAHOO.COM.BR

  33. jefersom bomfim disse:

    vou colocar varias musicas do jorge camargo no youtube

  34. Bruna Ozorio disse:

    ola gostaria de saber como consigo as musicas de Jorge Camargo se alguem tiver e poder me enviar agradeco.
    meu e-mail brunah.ozorio@hotmail.com

  35. Dirceu disse:

    olá…gosto muito das músicas do Jorge Camargo, e outros. Tenho 4 LPs e 1 CD. Músicas Roseira Branca, Xucra Devoção, Brasileirito, Linha de Mão…etc…etc…fãs e amigos, se tiverem interesse, meu email é: a.dimoretto@gmail.com

  36. Dirceu disse:

    Texto extraído da contra-capa do 2° Disco – Brasileirito – Japoti Lp 056.
    “JORGE CAMARGO, o mais jovem cantor da música gaúcha, que com 17 anos de idade lançou o 1° long-play. Agora a Japoti lança seu 2° long-play: BRASILEIRITO, um título com grande justificação, pois o cantor interpreta notáveis músicas regionalistas, que por certo irá agradar a todos os gostos. Agora escutemos a voz deste PIAZITO GAÚCHO.

    Assinam o texto:

    OTÁLIO LACERDA CAMARGO
    e
    ANITA BORDINI CAMARGO

  37. Dirceu disse:

    Luiz Missioneiro, por favor, informe seu email.

  38. Dirceu disse:

    Álbuns de Jorge Camargo

    LP BRASILEIRITO – 2° LP
    Japoti JPT 056 – s/data

    1- Ganhei na Moral – Aut Jorge Camargo

    2 – Velha Acordeona – Aut Jorge Camargo

    3 – Mamãe, Mamãe Amor – Aut Jorge Camargo

    4 – Ponta e Taco – Aut Jorge Camargo

    5 – Quero União – Aut Jorge Camargo

    6 – Avante Escoteiros – Aut Jorge Camargo

    7 – Brasileirito – Aut Jorge Camargo

    8 – Pensando Em Ti – Aut Jorge Camargo

    9 – Amanhecer na Campanha – Aut Jorge Camargo

    10 – Minha Renúncia – Aut Jorge Camargo

    11 – Sou Gaudério – Aut Jorge Camargo e Belarmino

    12 – Laçaços de Saudade – Aut José Mendes

    MINHAS CANÇÕES – 3° LP
    Querência/ISAEC QLP 01347 – 1977

    1 – Tempo de Praça – chamarra – Aut Telmo de Freitas

    2 – Pulo do Sapo – xote – Aut Jorge Camargo

    3- Valor Gaúcho – rancheira – Aut Jorge Camargo

    4 – Linda Ijuí – xote – Aut Jorge Camargo

    5- Ondas do Mar – valsa – Aut José Henrique da Silva

    6 – Fracasso – chamamé – Aut Jorge Camargo

    7- Gatinho Sapeca – contrapasso – Aut Jorge Camargo

    8 – Noite de Assombração – fantasia – Aut Juarez Chagas

    9 – Linha de Mão – chamamé – Aut Juarez Chagas, Hilário Retamozo e Jorge Camargo

    10 – Nosso Motorista – habanera – Aut Jorge Camargo

    11- Roubei a Fazendeira – xote – Aut José Mendes

    12 – Resposta da Minha Renúncia – milonga – Aut Luiz Boniatti e José Henrique da Silva

    LP De Tudo Um Pouco
    K-TEL/Campeiro – KCL 62076 – 1980

    1 – Nada Mais… Você – vanera – Aut Jorge Camargo
    2 – De Tudo Um Pouco – marcha – Aut Teixeirinha
    3 – O Sul Canta o Sertão – rasqueado – Aut Daci Silva
    4 – Coração Egoísta – vanera – Aut Teixeirinha
    5 – Cama Vazia – valsa – Aut Teixeirinha
    6 – Moça de Trança – tango – Aut Teixeirinha
    7 – Homenagem a Teixeirinha – rasqueado – Aut Jorge Camargo
    8 – Gaita e Violão – vanera – Aut Teixeirinha
    9 – Semana Farroupilha – xote – Aut Armindo Botta
    10 – Surpresas da Vida – xote – Aut Teixeirinha
    11- Rei do Bailão – marcha – Aut Jorge Camargo
    12 – Direitos Humanos – balada – Aut José Henrique

    LP Xucra Devoção
    Ricarey Discos – LP 25178 – 1987

    1 – Xucra Devoção – Aut Valdeme Carlos Vidal, Aldomiro Vidal e Jorge Camargo
    2 – Sempre Errado – Aut Valdeme Carlos Vidal, Aldomiro Vidal e Jorge Camargo
    3 – Rancheira Gaúcha – Aut Jorge Camargo e Valdeme Carlos Vidal
    4 – Tarde Triste – Aut Valdeme Carlos Vidal, Aldomiro Vidal e Jorge Camargo
    5 – Meu Pedaço de Chão – Aut Teixeirinha
    6 – Ninguém é de Ninguém – Aut Darcy Silva e Jorge Camargo
    7 – Linda Morena – Aut Valdeme Carlos Vidal e Jorge Camargo
    8 – Lamento Gaúcho – Aut Valdeme Carlos Vidal e Jorge Camargo
    9 – Último Adeus – poema – Aut Valdeme Carlos Vidal e Aldomiro Vidal
    10 – Menino da Rua – Aut Sergio Zambiasi e Jorge Camargo
    11 – Pialo de Amor – Aut Aldomiro Vidal e Jorge Camargo
    12 – Solteiro Mas Tranquilo – Aut Valdeme Carlos Vidal, Aldomiro Vidal e Jorge Camargo

    CD RAÍZES DOS PAMPAS
    EMI Music 498659 2 – 1999

    1- Ganhei Na Moral – Aut Jorge Camargo
    2 – Velha Acordeona – Aut Jorge Camargo
    3 – Brasileirito – Aut Jorge Camargo
    4 – Nada Mais… Você – Aut Jorge Camargo
    5 – De Tudo Um Pouco – Aut Teixeirinha
    6 – Homenagem A Teixeirinha – Aut Jorge Camargo
    7 – Ponta e Taco – Aut Jorge Camargo
    8 – Rei do Bailão – Aut Jorge Camargo
    9 – Quero União – Aut Jorge Camargo
    10 – O Sul Canta o Sertão – Aut Darci Silva
    11- Coração Egoísta – Aut Teixeirinha
    12 – Cama Vazia – Aut Teixeirinha
    13 – Pensando Em Ti – Aut Jorge Camargo
    14 – Semana Farroupilha – Aut Armindo Botta
    15- Surpresas da Vida – Aut Teixeirinha
    16 – Moça de Trança – Aut Teixeirinha
    17 – Sou Gaudério – Aut Jorge Camargo e Belarmino
    18 – Minha Renúncia – Aut Jorge Camargo
    19 – Amanhecer Na Campanha – Aut Jorge Camargo
    20 – Laçaços da Saudade – Aut José Mendes

  39. jefersom bomfim disse:

    postei uma copia do lp do jorge camaro com a musica roseira branca retirada de um lp. no site 4share.luiz missioneiro

  40. zenilto disse:

    jorge camargo morreu nos meados de 90,foi assassinado por seu namorado,pois ele era gay,conheci seu irmao dono de uma boate proximo a s casa,que tambem era gay.mas isto nao vai tirar jamais o brilho deste grande cantor,que morreu tao cedo e nos privando de sua voz.

  41. pedro victorio persico' disse:

    sera que nao se consegue um cd.nao foi gravano nenum. Gostaria de ter um de recordacao e tambem ouvir.

  42. jose dos reis disse:

    Jorge Camargo foi considerado o rei do bailao titulo esse usado ate hoje ate hoje pela casa de espetaculos (rei do bailao)

  43. silvio piacheski disse:

    Gostei de ler toda esta história do jorje camargo e tudo que postaram aí !!!!!Eu tive a oportunidade de conhecer ele porque ele veio tocar num circo na época aqui na minha cidade em Mariana Pimentel era um sábado a noite!!!! Eu morava perto de um campo de futebol e ele ficou no circo e no domingo foi la jogar um futebolsito me lembro que até água eu levei pra ele me pediu nós cuidávamos do campo,é o pai e a mãe!!!!!!!! O time com quem ele jogou diziam pra ele”,vamo jorje” chuta essa bola passa aqui,daí ele disse o meu negócio é tocar viola e cantar não é jogar!!!eu tinha 6 anos na época e lembro que ele tocava a gaita e ponteava o violão com a ponta da bota ao mesmo tempo,isso era o que mais marcava nas apresentações dele,e sem dúvida a voz as musicas a famosa roseira branca e gaita e violão!!!que saudade daqueles tempos!!!!!o sérgio zambiase era compadre dele no tempo que a farroupilha era na joão pessoa!!o zambiase deve saber muita coisa dele!!!!!um abraão a todos que gostam de jorje camargo!!

  44. Douglas Borba disse:

    Links pra quem quiser baixar a coletânea dele…
    http://reidobailao1.blogspot.com.br/search/label/Jorge%20Camargo

    link do servidor
    http://www.mediafire.com/?pvuvewi5v25xjbc

    ou
    http://www.4shared.com/rar/xInfYb8L/JC-1999_-_Razes_Dos_Pampas___M.html

    JORGE CAMARGO – DE TUDO UM POUCO

    1. NADA MAIS VOCÊ
    2. DE TUDO UM POUCO
    3. O SUL CANTA O SERTÃO
    4. CORAÇÃO EGOISTA
    5. CAMA VAZIA
    6. MOÇA DE TRANÇA
    7. HOMENAGEM A TEIXEIRINHA
    8. GAITA E VIOLÃO
    9. SEMANA FARROUPILHA
    10. SURPRESAS DA VIDA
    11. REI DO BAILÃO
    12. DIREITOS HUMANOS

    http://www.4shared.com/file/88910719/ce1730bf/Jorge_Camargo_-_De_Tudo_Um_Pouco.html?dirPwdVerified=81f90308

    se alguém não conseguir, estou baixando…

    losmino@hotmail.com

  45. Lu Naatz disse:

    Oi sou Mariluci Naatz filha de Aldomiro Vidal e afilhada de Jorge Bordini Camargo. Morro de saudades de meu padrinho, gostaria muito de ter contato com seus familiares, meu e-mail é luenatz@gmail.com, por gentileza, se possível, entrem em contato comigo. Abraços.

  46. Lu Naatz disse:

    E fazendo uma correção ao Fábio Camargo, ele faleceu em 1988, não em 1998.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

