POR ONDE ANDA MARY TEREZINHA?

Quem percorre o Orkut em busca de informações sobre Teixeirinha logo se depara com tópicos perguntando, afinal, por onde anda Mary Terezinha, a acordeonista e cantora que – durante 22 anos – formou dupla dentro e fora dos palcos com o Rei do Disco. Muitos boatos sobre a vida da artista já foram inventados e a curiosidade sobre o destino de Mary continua predominando entre seus admiradores.
Para que não restem mais dúvidas, vamos saber o que ocorreu com Mary nos anos que se sucederam à separação da dupla e, finalmente, como está a “menina da gaita” hoje. Em 1983 Mary e Teixeirinha separaram-se nos palcos e na vida pessoal. Com o fim da dupla, a acordeonista, então com quase 40 anos, casou-se com o mentalista Ivan Trilha. Com ele percorreu vários países. Em dezembro de 1985 Teixeirinha faleceu em Porto Alegre. Mary afirmou, anos depois, o que sentiu naquele dia: “Estava no Rio de Janeiro quando ele morreu. Quem me avisou foi o Luís de Miranda, pelo telefone. Enviei Alexandre ao velório, mas não fui junto. Para mim a morte não existe: existem apenas as pessoas e aquilo que nos deixam. E o legado de Victor Matheus Teixeira eu conheço bem.”

Mary Terezinha no especial “Teixeirinha, o Gaúcho Coração do Rio Grande”

Pelo mundo, Mary percorreu várias nações ao lado de Trilha. Eles conheceram grandes personalidade como Mercedes Sosa e o general Noriega do Panamá. Em 19 de junho de 1989, o casamento chegou ao fim. Mary e Ivan começaram a divergir, entre outros fatores, porque a vida do mentalista era muito corrida e não tinha paradeiro. Durante os anos do casamento, entretanto, Mary não se afastou da música. Gravou alguns LPs naquele período e, depois do matrimônio, inclinou-se cada vez mais para a política, sendo partidária do PDT de Leonel Brizola.
No início dos anos 1990, Mary Terezinha converteu-se à doutrina evangélica, fato que mudaria completamente sua vida. A partir de então, passou a cantar apenas músicas relacionadas ao novo credo, especializando-se no gênero gospel. Em 1992, fora dos holofotes da mídia, lançou o livro “A gaita nua”, sua autobiografia, na qual conta em detalhes os anos em que passou ao lado de Teixeirinha.
Como missionária evangélica, a “menina da gaita” continuou percorrendo o Rio Grande do Sul e o Brasil, agora levando mensagens de fé. No início dos anos 2000, gravou dois CDs: “Mari Terezinha” e “A serviço do Rei”, ambos com músicas de sua autoria cantadas ao som do eterno companheiro acordeom. Passou a ter o nome escrito sem a letra Y no final. Seus discos louvam Deus e Cristo, numa linguagem simples e com ritmos já consagrados, tais como o xote e a vaneira. No primeiro CD, Mary dedica uma faixa ao testemunho de sua conversão. Durante alguns minutos, ela conta como foram os difíceis anos depois da separação de Teixeirinha e de que forma ela converteu-se à doutrina evangélica.
Na capa de um de seus CDs gospel
Mary, mãe de dois filhos (Alexandre e Liane, também filhos de Teixeirinha), hoje está com 61 anos e mais viva do que nunca. Continua pregando os ensinamentos bíblicos em toda parte em que lhe chamam. Um de seus discos já vendeu mais de 100 mil cópias, mesmo sem contar com apoio da grande mídia. Entrevistada pelo jornal Zero Hora em 2006, ela revelou: “Não interessa o passado. Sou outra. Sou uma nova criatura. Não quero falar”. E para os fãs que desejam saber seu paradeiro, mandou um recado: “Eu não morri, viu? Tô viva.”
Mary segue cantando para seus fãs. Capa do CD “A serviço do Rei”
Em 2005, numa das raras entrevistas à TV, Mary reapareceu, falando dos anos em que conviveu ao lado de Teixeirinha. Foi no especial “Teixeirinha, o Gaúcho Coração do Rio Grande”, produzido pela RBS TV para saudar os 20 anos da morte do cantor. Mary mostrou-se disposta e disse que viveu momentos difíceis e momentos felizes ao lado do “rei do disco”. Afirmou, também, não guardar mais ressentimentos sobre o passado. Hoje, Mary reside na zona norte de Porto Alegre.
About these ads

32 respostas para POR ONDE ANDA MARY TEREZINHA?

  1. edzapte disse:

    Prezado Chico
    É de extrema importancia e qualidade esses textos que vc produz para falar de Teixeirinha e sua vida e obra. Parabéns pelo ótimo trabalho
    ass:
    Ed Carlos
    Lapa-Paraná

  2. Fernanda Athayde disse:

    Mais uma vez uma bela matéria Chico!
    Adoro ouvir a Mary cantar.
    Os desafios dela com Teixeirinha são ótimos e muito divertidos. Adoro músicas com “Amor de Gaúcho”, “Moreninha”, “Casalzinho Violento”, “Abre A Sanfona”, “Amor de Verdade” e “Fim de Baile”, aonde posso admirar sua bela voz.
    Beijos.

  3. Rozélia Baptista disse:

    FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DA FERNANDA ATHAYDE!
    MARY É MESMO SENSACIONAL!

  4. Fernanda Athayde disse:

    Obrigada Rozélia!

    Só completando, num LP de Mary de 1989, ela usa o nome de “MERY Terezinha”.
    Mas sendo Mary, Mari ou Mery, o que importa é que a ETERNA “Menina da Gaita” estará sempre em nossa memória.

  5. Taline Cunha disse:

    Como a Mary continua linda, sempre admirei sua bela voz nas lindas canções de Teixeirinha e como é bom saber com ela está hoje.

  6. Julio Pedro Martins disse:

    (…)”em um pobre rancho que havia entre outros, uma LINDA MENINA ali existia, muito franzininha, era quase nada não era notada mais ela crescia, mas tarde o seu povo ouviu um som de um acordeom alegrando a campina, era a raça gaúcha de um som que nos fere, era a menina Mary era a Mary Menina”(…)

    A música “Menina da Gaita” é com certeza a maior homenagem prestada a Mary Terezinha, pois ali conhecemos sua origem e seu trabalho.
    E faço minhas as palavras do “Gaúcho Coração do Rio Grande”…
    “Mary, por tudo o que você é, a GRANDE mulher gaúcha pura e sincera, companheira na alegria e na dor, aceite os meus versos é pouco, mas é de coração.”

  7. Julio Pedro Martins disse:

    E com a Fernanda e a Taline admiro muito a BELA VOZ de Mary Terezinha.

  8. Luiz Fernando Durante disse:

    Como é bom rever a Mary! Adoro os Desafios dela com o Teixeirinha, ainda bem que muitos foram remasterizados e podem ser encontrados em CDs.

  9. Dorvacira Teixeira disse:

    Como continua bela esta Mary Terezinha, tenho todos os seus LPs e seu Cds evangélicos. Ainda bem que uma sanfoneira com ela continua na ativa dando muita alegria a todos nós. Beijos Mary Terezinha!

  10. Luiz disse:

    Olá Chico,
    Gostei muito da matéria s/a Mari!! Espero por outras.

  11. maria eli disse:

    olá, sou cearence mas desde a minha infancia, já gostava de texeirinha e mary terezinha, hoje graças à Deus, e a internet posso ver alguma matéria desses grandes ídolos. Como fazer para consequir os cds de Mary terzinha, na versão gospel?. Obg.

    MARIA ELI.

  12. A.J.Maia disse:

    Fui grande admirador da dupla Teixeirinha e Mary Terezinha, conheço quase todas as músicas de Teixeirinha e algumas da Mary. Hoje sou também evangélico e já procurei aqui em Manaus os CDs de músicas gospel da Mary Terezinha e não encontrei. Gostaria de adquirir os CDs e faço votos a Deus que a irmã Mary Terezinha seja cada vez mais abençoada e venha a Manaus, trazer a mensagem do Senhor falada e cantada.

  13. João Batista Martins disse:

    OLa Mary
    Como farei para conseguir os seus cds gospel.
    Sei que é difiçil mais queria pelo menos uma resposta como farei para conseguir todas as musicas do maior cantor do mundo ja tenho algumas, tenho 15 cds 3 filmes 12lps gostaria conseguir selos livros tudo do rei do disco.
    Adoro voçes nos desafios, so voçes mesmo sabem.
    Um grande abraço deste seu fã n 1.
    aguardo resposta o mais breve. A serviço do rei.

  14. mariana disse:

    um fã aki em fortaleza q ama muito o texeirinha q as musicas dele a senhora poderia manda

  15. maiara disse:

    a meri terezinha estara no CTG raça gauderia será trazida pela igreja cristo rei é um evento que será realizado no dia 25/04/10 em estrela/rs

  16. Luiz Gonzaga Rodrigues dos Santos disse:

    Fiquei muito feliz em obter informações sobre a fantástica Mary Terezinha. Sou natural de Juazeiro do Norte (Ceará). Cresci ouvindo o Teixeirinha e a Mary. Foi minha mãe quem me ensinou a admirá-los. Hoje sou professor de música e arte-educador. Não posso negar que os primeiros acordes que tirei do violão foram entoando músicas como:”Mulher Ciumenta” e “Gaúcho de Passofundo”. Também sou evangélico (pastor batista) e gostaria, se possível do endereço da nova irmã Mari! Deus os abençoe!

  17. Nair disse:

    Quero colecionar todos os cds e
    Dvds de Mery Terezinha.
    Todas as musicas dela é muito bonitas estas gospel são maravilhosas. Sou Fã de Mery

  18. giovani disse:

    o nome da gravadora da Mary Terezinha e Nossa cançao Cahoeirinha RS
    contato Pastor Julio Lima

  19. Roberto Nerei disse:

    Fiquei muito feliz em encontrar essa reportagem sobre a Mary Teresinha, parabens Chico.

  20. Duval Brito disse:

    Estou muito feliz por saber onde e como a Mary Terezinha está hoje. Com toda certeza ela teve suas zazões para separar-se do astro Teixeirinha. Era adolescente quando envolveu-se com ele na arte e no amor. Artista ela já era, e, com todo respeito, talvez nunca o amor realmente´, e assim um dia teria mesmo que acontecer. Mas isso não tira o brilho de uma artista, e então ela brilha como sempre. Escuto músicas de Teixeirinha a desde 1961, e como é lindo sua participação, como pór exemplo, em E AGORA CORAÇÃO, e em tantas ouitras! Eu gostaria de adquirir um de seus CDs, e principalmente seu livro A GAITA NUA.
    Agradeço ao Chico Cougo por todas essas nformações, e e desejo milfelicidades para nossa querida Mery.

    Duval Brito Paulo A

  21. Duval Brito disse:

    Complemento da mensagem acima.

    Duval brito – Paulo Afonso BA
    duvalbrito@yahoo.com

  22. paulo santos disse:

    parabems mere terezinha que bom que vc conheceu o senhor jesus vc conheceu
    a vida a verdadeira musica a verdadeira alegria , eu sou o irmao paulo queria
    muito te conhecer pessoalmente continui na palavra , a paz do senhor e queria
    saber onde vc mora na sona norte pois queria te vizitar amem .

  23. Em Abril de 2011 a Mary Terezinha cantou e encantou na Fenarroz em Cachoeira do Sul – RS eu vi ela pessoalmente neste Show e ela esta super bem… Flávio – Guia Cachoeira do Sul

  24. ELIAS TEIXEIRA disse:

    AMIGOS , POR FAVOR MANDE O CONTATO DE MARY, POIS GOSTARIA MUITO DE PODER FASLAR COM ELA, AGUARDO
    SE TIVER O ENDERECO FICARIA MUITO FELIZ ABRACOS
    ELIAS TEIXEIRA/MS

  25. ezequiel fagundes disse:

    TEIXEIRINHA o MELHOE meri morreu por ela tenho certeza disso morreu de desgosto de tristeza depois vira evangelica aí e facil

  26. ezequiel fagundes disse:

    Quem escuta a musica de teixeirirnha, não pode falar que ele não moreu de desgosto, morreu sim, e a mary que eu admiro muito, sabe disso e todo o povo antigo do rio grande sabe.

  27. ADEMIR ALVES BARCELOS disse:

    GOSTARIA DE COMPRAR UM CD (A SERVIÇO DO REI) NA VOZ
    BELÍSSIMA DA MERY TEREZINHA.SOU FÃ DA MERY.
    ME ORIENTE PELO MEU EMAIL,COMO ADQUIRIR ESTE CD.

  28. GIVALDO ANDRE DOS SANTOS disse:

    Nasci em 1961 e desde a minha infância que escuto as musicas de Teixeirinha e mary Terezinha mais na verdade sou fã na mary pela sua coragem de luta, pela sua voz e pessoa maravilhosa que a mary é e gosto demais dela , Parabéns mari por seu sucesso. Hoje tenho 51 anos e ainda busco na internet noticias sobre voce. TE AMO

  29. iracema nether disse:

    gostara de saber onde encontrar Mery terezinha cantora e irmã em Cristo o pastor da minha igreja gostaria de traze-la para uma concentração aqui em Santa Cruz

  30. SERGIO MIGUEL disse:

    Meri Terezinh\a, que Deus Jesus Cristo te abençoe e a todos nós na eternidade e agora tambem, os terraqueos e todos os outros irmãos do universo amem

  31. Meire disse:

    Fiquei muito feliz em ter noticias, afinal, meu pai era fã dela,
    por isso colocou o nome dela em mim em sua homenagem.

  32. eletr.tvsom@gmail.com disse:

    acho uma historia linda me emociono quando leio alguma coisa sobre eles .sobre ela tambem carrego o nome dela .por causa do meu pai que fa dela e me deu o nome

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: