MOÇAMBIQUE DE BRANCO

Diversos endereços da Internet têm disponibilizado letras e cifras de cantores do presente e do passado. Teixeirinha não fica de fora desta “mania”, pois muitos internautas têm enviado suas músicas para tais sites.
Vasculhando por aí, fui parar no Achei Cifras (http://www.acheicifras.com.br/) e, para minha surpresa, encontrei a letra “Moçambique de Branco” na seção dedicada a Teixeirinha. De fato, não tinha notícias desta música até então e, por isso, resolvi entrar em contato com alguns experts no assunto Teixeirinha. Resultado: ninguém conhece a tal música.
O site também não traz maiores especificações. Indica o título da canção e sinaliza Teixeirinha como o artista (friso esta palavra, porque ela não especifica a autoria da letra, mas apenas quem a interpreta). Em meus arquivos e junto às pessoas consultadas, não há qualquer menção a esta música. Não sabemos em que disco ela foi gravada (se é que foi!), quando foi interpretada e até mesmo por quem ela foi cantada.
Para completar o mistério, a música nos dá pouca margem de interpretação. Sua temática parece descrever algum ritual característico da cultura negra (que fique claro, estou apenas tentando interpretar a letra!). Não se sabe que ritual seria este e como Teixeirinha teria chegado até ele. Sabemos que o “rei do disco” compôs músicas onde citava a cultura negra e também, alguns elementos da umbanda. Foi assim em “Iemanjá” e até na bem-humorada “Lindo brotinho”. Contudo, Moçambique de Branco parece diferente de tudo o que já vimos. Resta apenas buscarmos maiores informações sobre o mistério! Por enquanto, vamos a letra de Moçambique de Branco:

Pela escuridão do campo vai chegando o pessoal

Essa noite tem assalto num rancho do litoral

Chegando a volta das casas fazendo evolução

É o Moçambique de branco na negra tradição

De calça e camisa clara, Maçacaia nas panturrilhas

Noite afora o vento leva o eco da cantoria

(Lá vem o Rei do Congo com a sua infantaria

Coroa na cabeça e o Rosário de Maria

Ai, minha rainha ginga olha e pisa devagar

Pras pedras miudinha não sair do seu lugar)

Senhora dona de casa, ofereça doce e licor

Que a noite é moçambiqueira num palavrório dourador

Está festa litorânea o branco troca de cor

E mostra que há só um homem diante do criador

8 respostas para MOÇAMBIQUE DE BRANCO

  1. WILSON disse:

    Não acredito que a letra seja mesmo do Teixeirinha.

  2. Nathan Idiarte Soares disse:

    Olá

    Essa música não é do Teixeirinha. Não sei quem é o compositor, mas ela foi defendida na 11ª Tafona da Canção Nativa – Osório em 1999. O intérprete dela foi Renato Junior.

  3. antonio disse:

    A informação do Nathan pode ter procedencia, pois, a alguns anos atras, o CTG Estancia da Serra, que se não me engano é de Osorio/RS apresentou uma coreografia para esta musica (moçambique de branco) no Enart. Se tu conseguir entrar em contato com alguém de lá, certamente conseguirá a origem de letra/musica, pois, para que se usem as musicas no Enart é necessario indicar a origem.
    Complementanto, tenho 99% de certeza que esta musica não é do Teixerinha.
    Abraço.

  4. Monycah Ramos disse:

    Olá meus queridos, sou Monycah Ramos, já interpreto esta música “Moçambique de Branco”, em meu repertório, atualmente estou em Brasília divulgando este trabalho. A letra é de Juarez Weber e música de Cássio Ricardo. Em seguida postarei no meu blog http://www.monicaramosinterpretemusical.blogspot.com, maiores informações sobre esta música e outras do mesmo estilo musical. E futuramente no novo site http://www.monycahramos.com.br
    Abraços. Monycah Ramos.

  5. Igor disse:

    Essa miusica e estranha mas eu so mais dom bosco

  6. Igor disse:

    Vai da corinthians nessa libertadores! #chupa vasco

  7. Taylise Silveira disse:

    Muita gente conhece essa musica por causa da coreografia do CTG Estancia da Serra de Osorio, toda vez que vejo eles apresentando essa musica me arrepio

  8. Gabriel Ferreira disse:

    Essa musica foi feita na 11º Tafona da Canção Nativa de Osório dos compostores: Cassio Ricardo e Juarez Weber, com interpretação de Renato Junior

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: