TEIXEIRINHA NA MAIS JOVEM NAÇÃO DO MUNDO

Nosso blog sempre tem tratado de temas que fazem parte da história de Teixeirinha. Hoje, contudo, vamos falar de algo que diz respeito ao presente, ou melhor, ao futuro.
Como muitos sabem, a música Teixeirinha rompeu as fronteiras do Brasil e se espalhou pelos mais longínquos confins do planeta. Seu sucesso na América do Sul, Europa é África é incontestável. Neste último continente, o cantor tornou-se um verdadeiro ídolo popular em diversos países. Uma dessas nações é o Timor Leste, a mais jovem nação do mundo.
Assim como o Brasil, o Timor Leste foi colônia portuguesa durante séculos. Por conta disso, sua população absorveu a língua portuguesa em seus hábitos culturais. Devido à familiaridade com o idioma, nos anos 1970, diversos artistas brasileiros alcançaram sucesso no Timor. Os bailes do país eram animados ao som da Jovem Guarda. Os apaixonados namoravam ouvindo Nelson Gonçalves. Já a grande massa, alegrava-se com as histórias do gaúcho Teixeirinha.
A popularidade de Teixeirinha alcançou níveis interessantes no Timor Leste. Lá ele transformou-se num dos artistas mais populares. Mas, em 1975, algo interrompeu o sucesso de Teixeirinha e de todos os outros cantores do Brasil naquele país.
Em 1975, a Indonésia invadiu o Timor Leste, submetendo o território a um regime de exceção. A língua portuguesa foi proibida em todo o país e o clima de guerra tomou conta dos timorenses. Durante 24 anos, o Timor foi obrigado a sujeitar-se às regras indonésias. A guerra devastou o país, deixando uma população sofrida e amargurada com os anos de opressão.
No fim da década de 1990, o Timor acelerou sua resistência ao regime imposto pela Indonésia. Um pouco antes, alguns artistas brasileiros conseguiram romper o bloqueio cultural do país e fizeram sucesso. Contudo, o Timor clamava por independência e ela veio em 20 de maio de 2002.
Apesar da independência política, o Timor Leste – agora a mais jovem nação do planeta – enfrenta os obstáculos impostos pelas quase três décadas de guerra. Sua população empobrecida busca a alegria novamente. O mundo, através da Organização das Nações Unidas, tenta restabelecer a paz e reconstruir o país. Para isso, vários países têm se mobilizado. O Brasil é um deles.
Neste ano, um bonito projeto elaborado pela Universidade de São Paulo (USP) entra em ação. A idéia é resgatar a língua portuguesa – escolhida pelos timorenses como sua língua oficial – na cultura do Timor. Para isso, estudantes brasileiros irão passar seis meses no Timor Leste lecionando o português. No entanto, giz e quadro negro serão deixados de lado nesta missão. Em seu lugar, entrarão as músicas dos maiores astros naquele país: a dupla Leandro e Leonardo e o cantor Teixeirinha.
A idéia é fazer com que os timorenses voltem a falar o português fluentemente. Além de Teixeirinha e Leandro e Leonardo, serão utilizadas as músicas de Chico Buarque, Caetano Veloso e outros. A intenção é mostrar também um pouco da diversidade brasileira através da principal representante cultural de nosso país no Timor: a música. Assim, a missão não abandona também o compromisso de difundir nossa cultura pelo mundo.
Para nós, o mais interessante de tudo isso é a presença de Teixeirinha num projeto bonito e de fins tão belos. O significado do aparecimento das músicas de Teixeirinha numa causa tão interessante mostra outro aspecto deste incrível cantor: o de que, cada vez mais, ele será também o gaúcho no coração da mais jovem nação do planeta!

2 respostas para TEIXEIRINHA NA MAIS JOVEM NAÇÃO DO MUNDO

  1. nereisc disse:

    Parebens, chico pela linda matéria, não tenho palavras para a agradecer o que tens feito pela memória do nosso poeta maior (Teixeirinha). Um grande abraço

  2. Mano Fuick disse:

    Ola
    Gosyei de ler o qu disse da Musica do Teixeirinha e como tinha grande audiencia em Timor Portugues. Sou Timorense e posso confirmar isso . No programa de Emissora Nacional ” A voz de timor’ no programa de musicas pedidas o teixeirinha era muito escolhido nas dedicatorias. Ainda hoje ouvimos teixeirinha em especial a geracao de 1975.

    Um abraco do Norte da Australia “Darwin”.
    Jose Luis Valadares

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: