VEM AÍ UM NOVO ANO!

Nosso primeiro fim de ano juntos está chegando. Dentro de mais alguns dias já estaremos vivendo um novo tempo, com esperanças e sonhos renovados. 2008 vêm chegando com rapidez, mas enquanto ele se aproxima quero – em poucas palavras – relembrar de alguns momentos marcantes aqui do blog em 2007. Além disso, reservei esta última postagem para anunciar algumas novidades que se aproximam.
Para começar, vamos relembrar um pouco. 2007 foi o ano em que comemoramos os 80 anos de nascimento do gênio Teixeirinha. Para saudar sua memória com uma humilde, mas justa homenagem, decidi materializar o velho sonho de uma página na Internet dedicada a contar histórias do “Rei do Disco”, reunindo amigos e fãs. Em 3 de março, aniversário do cantor, entrava no ar o nosso blog Revivendo Teixeirinha.
No princípio, os textos eram pequeninos e até de pouca criatividade. As visitas por aqui eram escassas e eram necessárias algumas horas de divulgação em comunidades por aí para que a página tivesse um mínimo de visitação. Aos poucos, entretanto, as pessoas foram chegando. Sejam aqueles que são fãs de Teixeirinha, ou os que recém estão o conhecendo, vários se tornaram parceiros assíduos do Revivendo, contribuindo com informações, histórias e, claro, a visita semanal.
O contador de visitas ainda não havia registrado a primeira centena de visitantes e começavam a florescer as primeiras perguntas, elogios, sugestões e pedidos. No início, como a demanda era pequena, respondia aos internautas através de e-mail. Com o tempo, porém, os recados foram abundando e precisei criar maneiras e responde-los. Nasceu, então, o “Mundo Teixeirinha”, uma segunda postagem semanal dirigida efetivamente ao meu contato com os companheiros que ajudam a construir a página.
Quando atingimos o primeiro milhar de visitas, espantado, achei por bem empreender uma pequena reforma no blog. Primeiramente surgiu a ChatBox, esta caixinha no topo esquerdo da página. Sua utilidade é grande: ela permite que os leitores deixem suas opiniões de forma instantânea, isto é, digitando apenas o nome, endereço de e-mail e a mensagem. Depois que a ChatBox e o “Mundo Teixeirinha” surgiram, não apenas as visitas aumentaram, mas também os recados se multiplicaram.
As novidades na página foram acompanhadas por uma cuidadosa reforma visual do Revivendo. Passamos das cores em tom de laranja para tons de azul e branco. Os internautas aprovaram o visual mais moderno, bonito e simples da página. Desde então, com os textos semanais, as postagens do “Mundo Teixeirinha” e as novidades que sempre surgem, o Revivendo Teixeirinha já recebeu mais de 7.000 visitas, um recorde e uma vitória que mostra o quanto o “Rei do Disco” ainda vive e é saudado.
O sucesso desta página rendeu menções em outros locais. Em setembro, Betha Teixeira – administradora da Fundação Teixeirinha – referiu-se pessoalmente a esta página no site da própria Fundação. Mais recentemente, em novembro, o site “Paulo Sérgio In Memorian” também mencionou o Revivendo Teixeirinha com as seguintes palavras: “(24/11/2007) – O gaúcho Vítor Mateus Teixeira, mais conhecido como Teixeirinha, foi um dos maiores nomes da música regional brasileira de todos os tempos. Autor do clássico “Coração de Luto”, Teixeirinha legou mais de 700 músicas de sua autoria e compôs uma discografia constituída por quase 50 LP’s. Ademais, teve uma atuação destacada no cinema, onde, a exemplo do cineasta italiano Amacio Mazzaropi, tornou-se um dos maiores fenômenos de bilheteria do seu tempo. Admirador inconteste da boa música de raiz, Paulo Sérgio devotava grande admiração pela obra de Teixeirinha, falecido no ano de 1985, aos 58 anos. Vale ressaltar que, durante boa parte dos anos 70, ambos compuseram o ‘cast’ da gravadora Copacabana. Há quatro anos, o historiador gaúcho Chico Cougo se detém a pesquisar a trajetória deste grande ícone passo-fundense, socializando o seu rico e criterioso acervo de informações por meio do ótimo blog ‘Revivendo Teixeirinha’.” Enfim, através destas palavras, vejo pequenas homenagens que muito nos envaidecem e fazem prosseguir o trabalho.
Mas, sem desmerecer as citações supracitadas, devo dizer que o motivo de maior honra está no principal foco desta página, isto é, os fãs de Teixeirinha. E nestes parcos meses de atividades foram vocês, visitantes, o motor deste site. Dos mais longínquos confins (graças à maravilha da Internet) e das mais variadas origens sociais ou faixas etárias, foram milhares de visitas deixando recados, beijos, abraços, sugestões, histórias… Enfim, expondo um pouco de suas vidas para relembrar e, principalmente, reviver o maior nome da música do Rio Grande do Sul em todos os tempos.
A vocês, que são o meu combustível, só posso agradecer e anunciar que, venha o que vier, em 2008 pretendo seguir com este trabalho que, por vezes, consome muito tempo, mas que me proporciona imensos prazeres. No ano que vem teremos muitas novidades. Em março, um novo layout, muito mais dinâmico, colorido e repleto de recursos. Em breve, teremos também uma seção de brindes exclusivos. E para completar, novos quadros! Vem aí o “Cantinho do Fã”, lugar onde os admiradores de Teixeirinha vão contar sua história, falar de suas coleções e mostrar ao mundo seu amor pelo “Rei do Disco”. Dando continuidade ao que já foi começado em 2007, teremos novas edições da “Discografia comentada”, novidades no “Mundo Teixeirinha” e muito mais!
Há novidades que ainda dependem dos recursos e das minhas próprias possibilidades. Não pretendo divulga-las por agora para que não venham a despertar possíveis desapontamentos caso elas não se realizem. Mas podem esperar, pois 2008 será um ano histórico para o Revivendo Teixeirinha. E desejo que estejam todos por aqui, com esta comunidade crescendo cada vez mais e estando a cada dia maior. A vocês, queridos amigos, desejo um bom fim de ano e um excelente início de 2008! Até breve!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: