Garimpando Teixeirinha

simplicidade confundida com má qualidade

Nova Série: simplicidade confundida com má qualidade

Hoje estive dando um giro pela Internet na busca por CDs de Teixeirinha. Meu principal objetivo era conferir quais álbuns ainda estão em catálogo, o preço médio dos discos e as formas de compra.

 

Constatei que não está fácil ter discos do cantor. É simplesmente garimpo! Depois do forte período entre 2005 e 2007 – quando Orbeat Music e Warner lançaram a Série Gauchíssimo e os álbuns especiais Festival Teixeirinha e O Gaúcho Coração do Rio Grande – nenhuma nova remasterização foi levada a cabo. Permanecem inéditos alguns títulos da fase Chantecler/Continental (principalmente os álbuns com canções de outros autores) e os discos gravados por Teixeira pela extinta gravadora Copacabana (hoje pertencente à multinacional EMI).

 

Em catálogo, a Warner trouxe este ano – através do desconhecido selo Rhino – boa parte dos CDs anteriormente lançados pela Série Gauchíssimo, mas agora com novo layout de capa. Foram relançados (sem nenhuma campanha publicitária aparente) os álbuns Assim é nos pampas, Canarinho cantador, Canta meu povo, Um gaúcho canta para o Brasil, O gaúcho coração do Rio Grande, O gaúcho coração do Rio Grande – Vol. 4, Saudade de Passo Fundo e as coletâneas Teixeirinha canta com amigos, Teixeirinha no xote – Vol.2 e Milonga da Fronteira. Os discos estão à venda com preço médio de 13 reais e podem ser adquiridos em quase todas as boas lojas do ramo. Mas não é fácil encontrar a coleção completa. A maioria das lojas conta com apenas alguns poucos e esparços exemplares. Um endereço garantido para os compradores virtuais é o site da Livraria Cultura.

 

Também pela Warner pode-se encontrar a coletânea “Teixeirinha – Warner 25 anos”, um álbum especial em homenagem ao quarto de século completado pela multinacional norte-americana no mercado fonográfico brasileiro. O CD traz boa parte dos sucessos consagrados de Teixeirinha lançados pela extinta Chantecler (todos eles já lançados em CD anteriormente, nada inédito). Na mesma linha, porém com qualidade imensamente inferior (capa de papelão, sem imagem do artista), também é possível adquirir o disco “Nova Série – Teixeirinha”, produção de preço popular com 14 canções do “Rei do Disco”.

 

Pela parte da EMI ainda não há previsão de novos lançamentos. Sucessos como Querência amada, Tropeiro velho e Dorme Angelita seguem sendo canções fora de catálogo, pois seus álbuns de origem até hoje não foram oficialmente remasterizados. O descaso por parte da empresa alemã é tamanho que nem mesmo os chamados revivals (CDs do tipo “O melhor de…”) têm sido lançados. Lamentável!

 

Segundo a Fundação Teixeirinha, o processo de lançamento de novas remasterizações está em andamento, mas ainda não existem previsões concretas para que os CDs cheguem ao mercado. Resta esperar… e garimpar.

Uma resposta para Garimpando Teixeirinha

  1. KAIM disse:

    OL-A, PROCURO POR UMA MUSICA DE NOME NOTICIAS.
    MEU PAI GOSTA MUITO DE TEIXEIRINHA E ME PEDIU ESTA MAS NAO SEI EM QUAL DISCO ESTA.
    COMO CONSIGO ADQUIRIR?
    qual o nome do disco tem essa musica?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: