“Bota desafio nisso” ao vivo

De uns tempos pra cá, circulam no YouTube vários vídeos de Teixeirinha. O filme Tropeiro Velho e o documentário O gaúcho coração do Rio Grande estão disponíveis no site na íntegra, assim como o precioso Especial Teixeirinha, gravado em 1985 e levado ao ar no dia em que o cantor foi sepultado em Porto Alegre (veja aqui a matéria).

Mas, de todos os vídeos, o que mais me chama atenção é um cujo o título é Teixeirinha e Mary Terezinha – desafio, postado em novembro de 2008. Ele já teve mais de 2.000 acessos e chama atenção por parecer algo muito raro. E é mesmo.

Pelas indicações, o material foi ao ar no programa “Alô Che” (alguém conhece?), do canal AgroTV – uma pequena emissora disponível apenas nos sinais de algumas antenas parabólicas. No entanto, é quase certo que o tape de onde foram retiradas as cenas não pertence ao programa. O mais provável é que as imagens tenham sido exibidas apenas à título de homenagem (e uma legenda com a inscrição “Homenagem ao Saudoso TEIXEIRINHA ‘Gaúcho Coração do Rio Grande'” parece significativa). O próprio AgroTV existe há pouco mais de meia década e certamente não possui tapes próprios com participações de Teixeirinha.

Mas o que mostram as imagens e, principalmente, de onde vieram? Bem, não é possível responder com certeza absoluta, mas alguns indícios dão pistas esclarecedoras sobre o conteúdo do vídeo:

– Teixeirinha e Mary Terezinha tocam e cantam “Bota desafio nisso”, ao vivo (os sete primeiros versos não aparecem, possivelmente em virtude de edições posteriores).  Como tal desafio foi lançado em 1980, no LP “Menina Margarethe”, é certo que o vídeo foi gravado depois desta data, algo que aparece também no visual de Teixeirinha (cabelos cheios, bigode grosso e alguns quilinhos a mais).

– Diferentemente de outros vídeos no YouTube, este não se trata de um trecho de filme produzido por Teixeirinha. Em alguns vídeos, o “Rei do Disco” e Mary aparecem cantando outros desafios, mas todas as cenas foram extraídas de algum longa-metragem encenado pelo cantor. Neste vídeo, não.

– Reparando com mais atenção no conteúdo das cenas, é possível ver que se trata de um grande show, com uma platéia animada e que ocupa um vasto espaço. No fim da apresentação, as câmeras mostram uma visão panorâmica do palco e da platéia e aí fica claro que o local é um ginásio ou, pelo menos, um grande teatro.

– Atrás de Teixeirinha e Mary, dá pra ver um cenário, algo incomum nos shows da dupla. Isso, na minha opinião, é um indício concreto de que esta não é uma apresentação corriqueira do dueto. O surgimento de um rapaz formalmente vestido, nos segundos finais da apresentação, dá a entender que ele seja o apresentador do evento (até porque ele aparece com um microfone nas mãos).

A essas alturas, imagino que alguns já tenham matado a charada. Este show é, na mais, nada menos, do que a apresentação de Teixeirinha e Mary Terezinha, em 1981, no show “A Grande Noite da Viola“, promovido pelos cigarros Arizona e pela gravadora Chantecler, no Rio de Janeiro. Não há 100% de certeza disso, mas é muito difícil que se trate de outro evento. O ginásio que aparece nas imagens tem toda a cara do Maracanãzinho (onde se realizou o espetáculo); e o público numeroso também parece de acordo com o número dos que assistiram à “Grande Noite” de 20 de junho de 1981: 10 mil pessoas, segundo estimativas da época.

Por fim, aquilo que eu considero a prova cabal: “A Grande Noite da Viola” foi transmitida ao vivo pela TVS (atual SBT), em 1981. Isso justifica a existência de tais imagens, muito provavelmente pertencentes ao arquivo do SBT.

Fica guardada uma das grandes exibições de Teixeirinha e Mary Terezinha e um dos grandes momentos da música regional brasileira. Aos que me perguntaram “Chico, o que é este vídeo”, aí está a minha teoria sobre ele.  Abaixo, as imagens pra quem ainda não conhece ou quer revê-las:

4 respostas para “Bota desafio nisso” ao vivo

  1. Alex Santos disse:

    Muito bom poder assistir Teixeirinha e Mary Terezinha juntos cantando. Obrigado Chico.
    Abraços,

    Alex Santos, Campo do Brito/SE

  2. Christian Knelsen disse:

    Muito bom.Teixeirinha era e ainda é o cara. Motivo de orgulho aos sulistas!

  3. Benhur Rech disse:

    por favor ,algguem me mande a letra ,Valsa das Flôres de Teixeirinha,,,

  4. Ver os videos de vito teixeirinha é p/ mim umu honra é os videos que eu vejo e revejo o quanto for necessariop/ éum prazer.gaucho que de valou o estade dele não devera se esquecido nunca na vida cantor que valorizou a letra de um pobra menino que ficou sem mãe aos nover anos que subiu navi por merecimento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: