Parabéns, Mary!

117Foi há 63 anos, num 30 de março, às oito e meia da manhã, que a filha de Wilma Cabral Brum e Euclides do Nascimento Brum veio ao mundo. Foi a primeira de seis rebentos. Batizaram-na de Mary Terezinha Cabral Brum. Mary, sugestão de um tio. Terezinha em alusão à Santa Teresinha, de quem dona Wilma era devota.

Mary nasceu em Tupanciretã, mas andou por outros municípios durante a infância – andanças contadas, a propósito, em A gaita nua, seu livro de memórias. Lá pelo início da adolescência, a moreninha que já floreava as primeiras notas no acordeom chegou à Bagé. Na “Rainha da Fronteira” e ao lado de sua família, estabeleceu residência. Ali,  em abril de 1961, conheceu o parceiro que mudaria sua vida.

A história é conhecida dos fãs e já foi contada em documentários, livros e entrevistas. Teixeirinha chegara a Bagé para se apresentar no Cine Glória. Gravara Coração de luto no ano anterior e estava “estourado” em todo o Brasil. Mary, com apenas 15 anos, era famosa na região por tocar as canções do “rei do disco” nas rádios locais. O apelido, “Teixeirinha de Saias”, não deixava dúvidas sobre o talento da menina.

Na noite de 4 de abril, os bageenses se acolheraram nas dependências do Glória para ver Teixeirinha. Detrás da cortina, o mais novo astro da MPB estava com problemas: seu gaiteiro, Ademar Silva, não conseguira chegar a tempo para o show. Quem acompanharia Teixeirinha?

Enquanto isso, Mary havia ganho um concurso que premiava quem melhor cantasse uma canção de Teixeirinha. O diretor da Rádio Cultura de Bagé – um dos organizadores do show com o cantor – viu, então, a solução para o problema de Teixeira. Chamou Mary e perguntou se a moça teria coragem de acompanhar o artista.

Ela teve. Dali, saíram para sete apresentações que se transformaram em mais de 500 canções gravadas, em 5 dezenas de LPs, 12 filmes, incontáveis shows e programas no rádio, infinitos “Certo, Teixeirinha!”, dois filhos e um sucesso absoluto. Teixeirinha e Mary Terezinha passaram à História como a mais querida dupla de artistas do sul brasileiro. São lembrados até hoje como referência musical do Rio Grande do Sul para o Brasil.

Em 1984, veio a separação da dupla. Teixeirinha seguiu carreira solo até o ano seguinte, quando faleceu. Mary, saturada das polêmicas acalentadas pela imprensa brasileira, saiu do país, casou-se com o mentalista Ivan Trilha e só regressou tempos depois, quando voltou a produzir e gravar discos. Em meados dos anos 1990, converteu-se ao neoprotestantismo e tornou-se cantora gospel, com três CDs gravados.

Hoje, tudo indica que busca o anonimato. Mas não foi esquecida pelos milhões de fãs que, diariamente, escutam suas canções, divertem-se com suas rusgas ao lado de Teixeirinha (através dos memoráveis desafios) e que lembram, com saudades, da “menina da gaita” que continua no coração do Brasil.

Parabéns, Mary.

71 respostas para Parabéns, Mary!

  1. Alex Santos disse:

    Parabéns pela matéria sobre o aniversário da Mary Terezinha.
    Ela Sempre foi e sempre será a mais bela (e talentosa) acordinista.

    Abraços,

    Alex Campo do Brito/SE

  2. Ed Carlos disse:

    Muito legal Chico sobre essa matéria, ficou fabulosa. E também deixo os meus parabéns para a Mary.
    ass:
    Ed Carlos
    Lapa-Paraná

  3. Fernando disse:

    VACA!!! Die, Mary, Die!

  4. HELENA FONTANA disse:

    Bem lembrada essa homenagem a mais talentosa e bela sanfoneira.
    Mari é uma artista com luz própria e vai continuar a brilhar com sua vóz, sua sanfona e seu talento.

  5. Bruna disse:

    uma ótima homenagem a querida Mary….
    Mary ajudou muito na carreira do Teixeirinha, e acho que ela nao deve ser criticada por se separar, pq ninguem é obrigado a ficar com quem nao quer a vida inteira… se essa nao era a vida que ela queria…… era melhor tentar a felicidade em outro lugar nao acham… e se forem criticar a mary critiquem todos os casais que se separam, tds ass duplas que se desfazem… pq só a mary é criticada?

    bom ta ótimo o blog… e qnd der poste mais coisas sobre a Grande Mary Terezinha… que será eterna no corações dos fãs!

  6. Alex Santos disse:

    Concordo com você Bruna. Acho que esses que só criticam a Mary são injustos. Ao ouvirem as músicas de Teixeirinha devia lembrar que ela teve uma importante contribuição na carreira dele.

    Aqui onde moro ela é muito querida sempre que falam do Teixeirinha falam de sua bela e talentosa sanfoneira.

    Alex Santos, Campo do Brito/SE

  7. raniza disse:

    DONDE ESTA IVAN TRILHA?

  8. weldeni disse:

    Eu sou muito fã da mary, como tbm fui fã do saudoso teixeirinha, mais gostaria de saber onde realmente ela mora hoje, porque mesmo morando em Pernambuco ainda vou ve-la assim que souber onde ela mora !!!

  9. Muito bom o texto, sem duvida a Mary foi muito importante para a careira do Teixeirinha, eu ja fui num show dela na igreja show da fé, e consegui um autógrafo dela, mandei enquadrar e botei na parede…

  10. JOSÉ INÁCIO LEITE FERREIRA disse:

    A Mary. Foi simplesmente fantástica na vida de Teixeirinha.
    Só acho que não devia ter se desentendido, deixando milhões de fãs órfãos, até porque com pouco tempo, com o coração cheio de mágoas ele faleceu.
    Acho, que a tristeza que abateu seu coração foi muito grande.

    José Leite
    Afogados da Ingazeira-PE

  11. Mary Terezinha jogou fora uma carreira brilhante..

  12. Lina disse:

    Sou fãããããããã da Mary. Quando era pequena eu a imitava, ou melhor, tentava imitá-la, como se isso fosse possível. Assisti o filme “Carmen, a cigana”, cheguei em casa, coloquei um lençol na cintura, pra imitar o vestido de cigana dela e cantava: “O rio, em direção ao mar, com as águas a minha mágoa desce…”
    rsrsrsrs muitas saudades dessa época…

  13. jonas disse:

    ela nao deveria deixar aquela carta e sim encarar ele ai ela matou ele

  14. Osmar Coelho da Paz.'. disse:

    Sem duvidas a Mary Terezinha é a Rainha do Brasil!!!
    Parabens querida do Brasil e do resto do mundo.
    Quanto o saudoso Artista Teixeirinha incravou em meu peito!!!!!

  15. Antonio Ferreira disse:

    Mary faz muita falta no cenário musical brasileiro atual.

    muito boa a matéria!!!!!!

  16. Maria Lizete disse:

    Ouço muita as músicas de Mary Terezinha e tbem as dela com Texeixeirinha, sou apaixonada com essa dupla, mas infelismente Teixexirinha se foi….mas Mary esta vivia e linda comosempre , te admiro muito …sua fã

  17. Maria Lizete disse:

    Mary como eu gostaria de te conhecer pessoalmente!!!

  18. Maria Lizete disse:

    Mary como eu gostaria de te conhecer pessoalmente!!! e ler seu livro de memória, mas não sei como encontrá-lo…não te critico, vc fez o muitos fazem e nao sao criticados

  19. Lina disse:

    A Mary não era obrigada a viver como comcubina de um homem casado, ser sua parceira musical e se sujeitar a trabalhar por bem menos da metade do que a dupla ganhava… Na verdade, quando ela se viu com quase 40 anos ela “acordou” e viu o que era a vida dela.

    ADOOOOOOOOOOOOOORO o Teixeirinha, mas ele tinha a obrigação moral de resolver a situação dele com a Dona Zoraide e com a Mary…escolher uma ou outra. Sem falar que ela era uma criança quando seguiu com ele, que a seduziu e prometeu casamento.
    Ela só descobriu que ele já era casado pela imprensa…
    Não condeno o Teixeirinha, não estamos aqui pra julgar, só não entendo porque as pessoas ficam odiando a Mary como se ela tivesse obrigação de se sujeitar a uma situação dessas pro resto da vida.
    Eu li o livro… moro a 800 km de Porto Alegre, mas encontrei na Livraria Martins Livreiro. Me mandaram pelo correio. Não foi caro.

    A propósito: o que matou o Teixeirinha foi um cancer… não a Mary.

    O Teixeirinha foi o maior cantor gaúcho, bravo, guerreiro, a levar a tradição pelo mundo afora, mas certamente não teria tido o mesmo sucesso sem a Mary…

  20. Dinamar veira disse:

    Mary éra uma menina iludida com a fama, e por um homem mais velho. sabe o que éra viver naquela época com um homem casado.
    Imajinamos nós o que ela passou, como não sofreu aparentando sempre um belo sorriso, sempre transmitindo para nós seu fãs a perfeição, e nós adoravamos.Mas por traz um grande sofrimento.
    Eu amo a artista Mary e para mim ela será eterna.

  21. Elias Teixeira disse:

    A mary é uma grande mulher que admiro muito, voce teria o contato dela, gostaria muito de pelo menos dizer , te amo de coração pór tudo que é e foi.
    obrigado

    Teixeira

  22. graciano jose disse:

    gostaria de sber, qual a igreja de mary terezinha

  23. graciano jose disse:

    gosotei muito de ler a histôra de mary terzinha

  24. Audenira disse:

    mary terezinha,sou filha de uma fã sua.E do Teixerinha.
    Eu também te adimiro muito.
    Sou evangélica da ccB.E por este motivo estou aqui tentando contato contigo.
    alguns dias atrás eu estive muito fraca espiritualmente,devido as provas que veio sobre mim. só pedia para que deus viesse me
    buscar.E devido as lutas,eu não tinha prazer de viver.
    E para glória de Deus estando eu navegando na internet,me deparei com você no youtube.
    comecei ver videos seus.e para minha surpresa encomtrei seu testemunho.E ouvindo-o, senti virtude do céu, e deus me libertou daquela situação a qual eu me estava.
    Agora pesso vida, e não morte.
    Eu gostaria muito de te conhecer
    pessoalmente, para te dar um abraço no amor de cristo.
    A paz de deus mary terezinha,se por acaso você ver meu comentário
    no amor de Deus eu te imploro entre em contato comigo.
    MEU ORKUT: a.gomes@yahoo.com.br
    msn: a.dgomes@hotmail.com
    Santo Amaro São Paulo.

  25. Paulo disse:

    Olha eu concordo que ela não era obrigada a conviver o resto da vida com ele.

    Mas, convenhamos, ela tentou justificar a traiçao dela denegrindo a imagme dele.

    Isso foi uma covardia terrivel.

    Devemos assumir nossos desatinos.

    Ah sim ela se aproveitou da fama dele e se atirou nos braços dele quando ainda era uma adolescente.
    Porem será seu ela faria o mesmo se ele fosse uma pessoa comum????
    O provavel sofrimento dela foi decorrete da propria ambiçao dela.

    Ela o usou e quando teve a oportunidade o desprezou.

    e para piorar tentou colocar ele como culpado.

    O ideal seria assumir que estava apaixonada por outro.

  26. Dinamar disse:

    Nunca mais o Rio Grande do Sul conhecerá uma artista como a Mary Terinha.

  27. RONI FERRARY disse:

    POR ONDE ELA ANDA?

  28. Olá Mery terezinha não sei quem é melhor, vc ou teixeira, porque são duas péssoas muito sábia e de muito talento. Gostaria de saber como estão seus dois filhos o casal da época com 15/16 anos assim que teixeira foi para o Céu. Pois na música, QUEM É VC AGORA, uma despedida natural e de fatos reais, ao deixar ele no hospital e ter fugido com o metaleiro, isso foi bom para vc. Eu acho que por mais que ele tenha feito não merecia o que vc fez com ele. Pois foram mais de vinte anos juntos com muitos sucesso e dois lindos filhos. Deus toma conta de vc MERY um abraço !!

  29. Duval Brito disse:

    Parabéns pra você também, Chico, por essa matéria tão autêntica. É a primeira que leio com exclusividade sobre a Mery, e lendo-a entendi melhor essa polêmica, onde o machismo, ou até a inconsciência da verdadeira realidade do convívio amoroso da dupla, tende a condená-la.
    Sou pernambucano, e desde meus 12 anos, quando ouvi CORAÇÃO DE LUTO em 1961, não parei mais de ouvir suas músicas.
    Quantos artístas casados já se separaram? Muitos, e até mesmo eles dois, que além de parceiros eram amantes, acabaram separados. Mas Com todo respeito à sua memória, e admiração ao ídolo que foi, digo também que não deve ter sido fácil para a Mary conciliar arte com amor, quando se sentia traída e dividida com sua esposa. Tá certo que ela pode ter sido oportunista, mas já era uma artísta quando o conheceu, e sem ele certamente teria conquistado seu lugar. Como admirador de ambos, lamento que tenha terminado assim. Ele lhe deu um nome, e ela foi seu sobrenome artístico.

    Duval Brito – poeta e compositor duvalbrito@yahoo.com

  30. ro do paraná disse:

    olha eu acho que ninguem é suficientemente correto pra julgar ninguém só nao podemos negar a verdade dos fatos se ela foi iludidda ou nao ela tbem teve oportunidades que jamais teria tido sem o teixeinha até o fato de conhecer esse homem ,faltou pra ela coragem e caratér mais ninguem sabe o que acontecia entra casal melhor nao julgar ´pra nao ser julgado por DEUS

  31. paulo gaiteiro disse:

    olha gente vamos ser cinseros em uma coisa quando ela conheceu teixerinha ele ja tinha vendido mais de 2 milhoes de copias ja era famoso fora do paiz inclusive ele ja era um artista conceituado quem foi na carona foi ela nao ele se alguem ce beneficio foi ela e veja como deus faz as coisas ate hoje todo mundo no brasil a fora falado teixerinha e quando lembram da mery lembram da traiçao aprova e que ela ta morta na vida artistica tento se redimi no meio dos cristaos e nao conseguiu se nao engano aqui logo mostro quem era ia engana a deus ……analizem os fatos antes de dize que e uma grande artista sendo que na verdade nao assumiu um caso com um vagabundo contado de mentira encapetado nao tenho nada contra separaçaoo mas deixa de um cachorroo de raça pra pega cria de um vira lata sarnento sem profiçaoo e no minimo sem noçao sem moral.. ainda foi embora do paiz com o dinhero que ganho na carona com teixeirinha pra i com um vadiu quando acabo o dinhero ce foi o amor e o casamento….agora amigos analizem quem era teixerinha antes da mery,,,,um cara com um filme suseeso absoluto com mais de 2 milhoes de discos vendidos e mery ,,, quem era….quem projeto a mery foi ele a prova ja vo dar agora os dois disco que ele gravo sozinho deram disco de ouro pra ele e os que ela gravo.. quem conhece…..me citem uma musica so só uma …e quantos disco ela vendeu ele continuou sendo o artista que era o cantor que era ,,,e ela porque nao continuou .. quem e estrela ate depois de morto continua brilhando ……ele brilho com ela sem ele e depois de morto mesmo que depois de feicha os olhos nao vice mais nada ,,,,,e mary quantas me falem dela dasagenda dos disco ja que alguem ai em cima falo que é uma artista pode ate se mas foi morreu antes do teixeirinha morre ta vivendo por vive ate quando deus tive misericordia …….. asss gaiteiro

  32. paulo gaiteiro disse:

    aos amigos desculpem mais analizem bem os fatos e me ajudem me respomdam ce to certo ou errado

  33. Jeandro disse:

    Paulo, a algumas semanas tenho olhado documentários sobre Teixeirinha e diversos videos, tambem li diversos textos. Talvez vc esteja pegando pesado com ela, eu nao vivenciei tudo isso, mas hj com 30 ja tenho uma certa noção do q aconteceu. Acredito que os dois erraram e em diversos momentos.

    Primeiro como vamos crucifica-la se ela nem esposa era realmente dele? se ele a valorizava tanto pq ela nao era a esposa oficial?… gozado é q em um video ele diz q o Ivan destruiu uma familia.

    Alias, Ivan q é tio de uma ex-namorada minha, nao é tao vagabundo como dizem, ele ganhou muita, muita grana mesmo, talvez nao tinha uma profissão, mas tinha uma fonte de renda q o sustentava tranquilamente.

    E se Teixeirinha a tivesse deixado? será q hj estariamos lamentando tanto? tudo bem q o sucesso dela se deve a ele, mas quem nao se apoia em pilares quando se tem oportunidades?… se tua empresa lhe deu chances de crescer, vc nao sairia dela por uma proposta muito melhor? ou caso seu chefe nao lhe trate bem? sairia…

    Eu na verdade ainda estou formulando o q penso sobre isso, por isso entrei no debate… espero q alguém acrescente novas informações.

  34. jeandro disse:

    Conversando ontem com minha mãe, surgiu um duvida… teixerinha morava com Mary ou a esposa nos ultimos tempos com ela?

  35. Dinamar disse:

    Amigos, para quem gosta da Mery e ainda é sua fã como eu, independente de tudo o que passou, (passado) hoje éla é uma mulher de mais de 60 anos,como qualquer outra tocando a sua vida. AVISO tem um video na internete bem novinho, ela esta cantando em Santa Maria num show. Este ano em Janeiro de 2011. Ela esta muito bem.

  36. Flaic disse:

    Sou de Manaus e cresci ouvindo os discos de Teixeirinha,pois meu pai é muito fã de suas canções.Estava a procura de discos raros de Teixeirinha,quando me deparei com sua história,aliás poucas pessoas à conhecem aqui no norte,o fato é que o pouco que li à respeito,não dá pra condenar um ou outro,acho que o destino uniu ambos pelo propósito musical,porém o envolvimento amoroso dentro do meio artístico,quase sempre trás consequências negativas,então nada justifica essa condenação a Mary Terezinha.Ambos foram geniais e se completavam musicalmente,mas tudo tem um fim,as vezes trágico,mas a vida é assim.
    Um Abraço Amazônico à todos.e me desculpem a ousadia,mas esse Paulo gaiteiro além de não saber escrever é muito arrogante.

  37. ribas disse:

    Na minha modesta opinião não dá para crucificar a Mary pelo fato de ela se “cansar” da vida dupla do amante, pq para ela, ele era simplesmente um amante e não marido, já que Teixeirinha era casado com D. Zoraide desde 1957. Mas quem somos nós para julgar: “Que atire a primeira pedra aquele que não tiver pecado”.

  38. Antonio de Souza disse:

    Antonio de Souza

    sou fã do Teixeirinha bem como sou da Méri também
    tanto sou que ate tenho quase todos os filmes em que eles produsiram juntos eu acho que o destino da gente só Deus sabe e mais ninguem
    que é uma pena nós ter perdido o nosso rei do rio grande do sul é mas deus sabe o que fas nós não sabemos o que falamos

    Parabéns Meri suceso

  39. valdir flores selbach disse:

    mary sou admirador do to teu trabalho,e do teixeirinha,voceis sao orgulho do rio grande .

  40. Arley disse:

    Olha gente amiga sou da mpb e do rock dos anos 70 e 80 mas se tem profissionais que admiro e respeito é essa dupla.Eu os escutava pelas rádios as 6hs da manhã,assistia-os em circos,em cinemas sempre cantando alegres e faceiros. Mexiam com multidões de fãs, encantavam por onde passavam . Era talento puro.Vi poucos como eles aqui no Rio Grande. E como dizia minha vó “se é para falar mal de alguém,não fala, fica quieto”. È só treinar que a gente consegue.Um abração a todos. Arley.

  41. fortuna disse:

    oi, sou fã do saudoso teixeirinha e da mary teresinha, respeito a historia de amor deles. sou 3 anos mais velho do que éla, e como eu gostaria de encontra-la para cantarmos juntos os sucessos que eles gravaram. Sempre canto para os fãs do teixeirinha, conheço quase todo o seu repertorio. Tenho uma musica de minha autoria que se chama: Adeus teixeirinha, estou criando coragem para coloca-la na internet, será uma forma de homenagem final ao meu idolo. Fortuna. 26-06-2011

  42. Osvaldo prado disse:

    Olha na minha o piniao.So procura deus quando esta no fundo do posso, de pois que perd tudo vira envangelica.

  43. simeias disse:

    ola respondendo a pergunta que foi feita sobre ela ser a amante dele digo que li o livro a gaita nua que ela escreveu e ali ela diz que o Teixeirinha vivia com ela na casa dela e não vivia mais com dona Zoraida que em 1980 ela separou se dele e dormião na mesma casa mas em quartos separados .sendo assim como ela escreveu ele não era marido da dona Zoraida a Mari falou que ele sustentava a primeira família mas não morava mais com dona Zoraida e que apos a separação da dupla dona Zoraida pediu para a Mari não abandonar o Teixeirinha por isso acho que ela é a viúva apenas porque não havia separado no papel ele voltou a morar em casa apos a separação da dupla isto que estou colocando aqui esta no livro escrito pela mari sem duvida a mulher que ele amava era a mari isto ele sempre disso e dona Zoraida sabia disso porque era publica a relação deles amante é aquela relação que é escondida .O Teixeirinha disse que o Ivan ia tirar tudo que ela tinha e isso aconteceu por isso faço uma pergunta se quando o Teixeirinha morreu ele estivesse morando e vivendo na casa da mari a dona Zoraida seria a viúva ou seria a mari ? eu acho que a mari viveu uma paixão que logo ela viu que não daria certo mas já era tarde ele havia morrido : na música que ela fez ela diz que deus completou o lar dela e a felicidade mandado a filhinha querida espero ter ajudado.

  44. simeias disse:

    a musica que me refiro e a que a mari fez para a filha dela e do teixeirinha que diz assim Deus com pletou o meu lar contigo filhinha querida eu sou a mae mais feliz Deus e amor e; bondade mando u a Liane pra mim completou minha felicidade quando o Teixeirinha falou que o ivan trilha destruio um lar era deste lar feliz que acredito que ele falava

  45. jose maria ribeiro disse:

    jose maria de itaquaquecetuba,sp,diz conheci os dois em sc, o ultimo shou com a mari foi em são paulo foi uma,homenagem,que foi feito para dupla coração do brasil. tonico e tinoco. amari tocou e cantou muito,éla cantou uma musica sertaneja que estava em sensura, agrande esperança que fala da refórma graria foi aplaudida de pé parabems para éla deveria voltar agravar disco gaucho. como musicas dos irmãos bertussi tio bilia e outros mais o xóte larangeira . abraço mari

  46. jose maria ribeiro disse:

    o mundo conhéçe vc não se abale eu achei naquéla musica auda carreira no final uma descriminação muito cruél quando ele fala que éla é mais portranca e ele mais bagoal. para nós que falamos os mesmos costumes, sabemos que ele esta chamando de égua e ele de borrichó. eu quando escuto éssa parte eu desligo ja falei para meus filhos que são paulista não sabem o que é isso ja falei que é uma descriminação com éla porque eles gosto tb eu sou catarinençe móro em sp a 42 anos. um critica em uma letra do teixeirinha eu sou fã mais o que é errado devemos aceitar o erro. a musica centro oeste são 3,estados os 2 mato grosso e brasilia na letra ele fala em minas,gerais, minas é sul deste a onde sã 4 estados é um erro. muito grande abraços josé maria de são paulo

  47. helena fontana disse:

    Tanto um como o outro são talentosos. Não devemos julgar e sim apoiar os artistas que amamos. Que a mary tenha muita paz e muito sucesso.

  48. ademar disse:

    Sou de 64 então eu tinha 20 anos quando essa hestória tevi fim.Quando eu comecei ouvir música era a dupla que cantava.perfeitos era a: custela e o sal.È claro que ele era o CARA.Mas quando ele a conheceu ela era a menina da gaita e fã dele ela faria tudo para ser o par dele.Até dar a ele o que ela tinha de mais pressioso.que era ela tota.Ela não teve juventude pergunte a ela quantos namorados ela teve… ? então la nos anos 60 esa situação era normal. mais os anos foram passando e a realidade da vida mudou.Aquele machismo em que o homem podia ter mais do que uma mulher não se adimitia mais e a situação ficou ruim e gerou um quadro de umilhação. Juntando tudo isso a gente endende a separação que socialmente e para musica todos perderam principalmente nos.Eu que não tive chance de conhece-lo.Amo os dois e se Deus quiser um dia quero dar um abraço na Mary que pra mim foi a vida toda a maior vítima .Eijo…..

  49. Vilson Duarte disse:

    Tenho 52 anos, sou casado a 28 anos com a mesma Esposa, minha infância, adolescência e mocidade foram muito marcadas pela Dupla, hoje relembro com muita nostalgia daqueles tempos. A separação entristeceu a todos nós (fãs) e a maneira que ocorreu (levada a público) contribuiu em muito a se buscar subterfúgios na tentativa de se entender o triste fim da Dupla. Sei que a vida deles a eles pertenciam, mas os dois não mediram as consequências, que isto atraiu para sua imagem diante do seu público.
    Hoje com vida quase defina, me sobra um pouco mais de tempo a intensificar meus conhecimentos a respeito de Teixeirinha e Maryteresinha. De onde vieram? Como viviam, dos oito aos vinte e poucos (dele) e aos quinze(dela)? Este sucesso estrondoso que tiveram, como Eles administravam tudo isto? Esta mistura de paixão, obrigações, divisão de lares e profissionalismo. Penso que cada um de nós fãs idealizou em nossos corações, uma dupla romântica, perfeita e eterna, como num conto de Rei e Rainha e seu Reino “feliz e perfeito”, mas a vida é assim mesmo, nos feri com suas verdades, nos arranca nossos sonhos e idealizações a respeito dos nossos Ídolos.
    Mary, por todas as boas lembranças de momentos que vivi, e que hoje ao ouvir algumas musicas da Dupla, consigo me transportar ao passado, lhe agradeço de coração por ter feito e fazer parte disso. Lamento hoje, não ter agradecido também ao Saudoso Teixeirinha. Lamento também que todo este desgaste e todo este trauma que a separação deixou em todos, famílias, filhos e fãs, não tenha valido a pena, pois ao que sei alguns anos depois você ficou sozinha, pena que você não encontrou a felicidade junto a pessoa que escolheu, ao menos assim estariamos todos mais confortáveis,
    sabendo que você enfrentou tudo e a todos e encontrou sua felicidade. Um abração em Você.

    Vilson
    Empresário P.Alegre

  50. sãorodrigues disse:

    EU SOU DE PORTUGAL TENHO 61 ANOS E ADORO ESSA DUPLA. TODOS DIAS ESTOU A NOITE NO FACEBOOK, , E AO MESMO TEMPO ESTOU OUVINDO A RÁDIO TEIXEIRINHA, NÃO CANSO DE OUVIR AS SUAS MÚSICAS.QUANTO Á HISTÓRIA DELES JÁ LI TUDO SOBRE ELES MENOS O LIVRO DA MARY— E ACHO QUE FOI UMA LINDA HISTÓRIA DE AMOR—ELES SE AMAVAM REALMENTE…MAS O AMOR ÁS VEZES NÃO DURA PARA SEMPRE PELO MENOS NO QUE TOCOU Á MARY…MAS DÁ PENA QUANDO OUÇO AS CANÇÕES QUE O TEIXEIRINHA CANTAVA QUANDO ELA O DEIXOU…TANTO SE MOSTRAVA FORTE E OURGULHOSO ..COMO FICAVA FRÁGIL E QUASE IMPLORAVA PARA ELA VOLTAR, ESTOU CERTA QUE MORREU DE DESGOSTO ,APESAR DE TER TIDO CANCRO, ELE SE DEIXOU IR…TAMBÉM COMPREENDO A MARY,,,MAS ELA TAMBÉM O AMOU MUITO, COMO DIZ A CANÇÃO A HISTÓRIA DELES FOI AMOR, CIÚME FOI LOUCURA…E SÓ TERMINA UM DIA NO CAMPO SANTO…

  51. Luiz disse:

    O único erro de MARY não foi se separar de Teixeirinha e sim se juntar com o IVA que juntos com seus irmão salafrários deslapidaram o pouco património físico que ela possuía.

  52. Eraldo disse:

    Ola Mary onde estiver saiba que voce tem amigos que não sabe que tem Deus mora no seu coração!

  53. por favor alguem me ajude eu amo teixeirinha e a mary entrem em contato msn ozeiasferreira22@hotmail.com preciso saber dela
    queria poder abraçar a mary jamais vou julga-la eu a amo muito.

  54. monteiro disse:

    eu tanbem gosto muito de mary e gostava igual do teixera mas q descanc em paz e se eu encontrar a mary um dia pra dizer q a amo muito seria muito bom

  55. LAVOLP disse:

    A Mary nunca devia ter se metido com o Ivan e seus irmão todos salafrários, deslapidaram todo o seu património.

  56. BARBOZA disse:

    BARBOZA
    SERA QUE SEM O TEIXEIRINHA A MARY TERIA SAIDO DO ANONIMATO?

  57. eu tambem sou fa da mari terezinha desde meus anos de infancia hoje ja bastante maduro admirador na velha guarda sou ainda um fa incondicional da querida mary,quero adquirir seus cds gospel,e se possivel tambem alguns outros de parceria com o imortal teixeirinha que souber de algum endereço para adquiri-los entrem em contato comigo pelo meu email a baixo,

  58. quero conseguir alguns discos cds da mary terezinha os gospel eoutros

  59. ozeias ferreira-passo fundo rgsul disse:

    ola mary, nao estou aqui para te criticar e sim para dizer que amo muito vc e o saudoso teixeirinha, gostaria muito de lhe conhecer, é o meu sonho, vi uma vez vcs aqui em passo fundo quando tinha meus 12 anos, meu pai me levou num show de vcs, novamente amo vc, por favor venha fazedr show gospel aqui em passo fundo, um grande abraço a grande mary terezinha………

  60. celio Bianchi disse:

    Celio Bianchi
    Se fosse falar dos artistas Mary, o saudoso Teixeirinha, o livro seria de 1500 paginas, e assim mesmo não daria.

  61. ola , comprei o livro da mary e vou ler, se alguem interessar esse site ainda vende o livro de mary e ajudahttp://livrosbrasil.loja2.com.br/465016-A-Gaita-Nua-Biografia-Livro-DISPONIVEL a espalhar , te amo mary

  62. belonDINO123 disse:

    Para tudo na vida ha um tempo. Deus, na sua plenitude e bondade aproximou os dois para mostrarem ao Brasil e ao mundo seus talentos; o que fizeram com muita maestria e honra enquanto durou saudosa união…Por forças do destino, de forma natural veio o desgaste e as diferenças… E a nossa querida e eterna Mary tomou a sua iniciativa com seus 20 anos a menos. Por ouro lado o nosso rei do disco e imbatível Teixeirinha deixou-se levar pelo amor de um coração verdadeiro que amava de verdade e de sentimento.a sua parceira. Restaram-nos os filhos, o legado, a saudade e as lembranças que começou com um coração de luto e terminou com um coração sem forças para continuar batendo diante da falta da sua alma gêmea tanto artística quanto humana. valeu enquanto durou e será eternamente reverenciado o legado cultural, existencial e .saudoso entre Mary Terezinha e Teixeirinha na saudade… João Neri de Souza (joãozinho) autor, escritor e músico.
    noreinodeozula@hotmail.com

  63. benedito coelho siebra disse:

    Mary Terezinha é fera no bom sentido, vejam o forte e comovente testemunho dela, nunca vi um pastor ou padre ou outro líder religioso qualquer ter tanta convicção e poder de persuasão como esse hoje Missionária de JESUS.

  64. benedito coelho siebra disse:

    Teixeirinha foi no fundo um pobre coitado que se levantou com a melancólica canção coração de luto presente de DEUS por sua infância sofrida. Mary Terezinha sim é artista natural e completa e ao conhecer Teixeirinha passou a ser o chão e porto seguro dele. Teixeirinha não tinha espiritualidade, não tinha amor próprio, e artisticamente era fraco e não quis admitir quem era a mentora da sua fama e caiu do cavalo. Era tão dependente da Mary a ponto da esposa Zoraida pedir para ela não abandoná-lo.

  65. maria socorro de souza valverde de souza disse:

    teixeirinha e o maior cantor regionalita que conheço numca haveras outro , mary terezinha a maior acordionista que ja vi ate hoje e muito linda fico vendo a tocando nos videos fico de boca e aberto admirando o quanto toca essa mulher e de da inveja a qualquer um , so se nascer outra igual mas seras dificil isso acontecer .

  66. maria socorro de souza valverde de souza disse:

    nao critico nenhum dos dois pois eles se completaram por 22 anos que nao foram de bricadeira de muita luta trabalho e por que nao um grande amor vivido tambem , eles se amaram tambem houve cumplicidade afeto .

  67. rosasantos disse:

    A luta dos dois não mais me interessa. O que ficou foi a imagem de uma mulher que se manteve sempre a sombra de sua própria magnitude, MULHER. E eu como mulher, só tenho a dizer que em outras épocas tu te manteve as sombras, mas hoje nos nossos tempos atuais já não se faz mais necessários estes escondimentos. Tu foi companheira, dupla, não sei se sócia, mas com certeza muitos ganharam dinheiro sem fazer o que tu fazia como dupla em Teixirinha/Méry….Te saúdo, por ficar tanto tempo escondida como amante… quando na realidade foi a verdadeira companheira, sócia no trabalho, arrecadadora de dinheiro juntamente com Teixeirinha….. quando muitos só se beneficiaram dos ganhos da dupla….

  68. Pedro Roberto disse:

    Não cabe a nós julgarmos, pois os dois foram cúmplices, tiveram momentos felizes e trintes também, pois a vida é assim, não há felicidade plena, Teixeirinha foi um espetacular cantor, compositor e violinista, onde colocou muito bem em suas músicas momentos da sua alegria e das tristezas, ¨como nós também temos¨, Méry além de ser muito bonita é uma excelente cantora e toca uma acordeon com maestria, neste ano completou 30 anos que Teixeirinha se foi deixou um enorme vazio principalmente nós amantes da música gaúcha. Hoje certamente Teixeirinha deve estar fazendo serenata para os Anjos.
    ” Vivi 56 anos na terra, nasci criança e passei ser adulto, tive vários amores passageiros, mas um só foi verdadeiro, vivi muitos anos felizes, até a morte passar e me levar…

  69. sebastiao luiz dos santos disse:

    tem uma grande inverdade, que eu quero inverter em verdade. O gaiteiro era Ney Fernandes, que na inauguração da radio real de canoas deixou Teixeirinha na mão não comparecendo. Teixeirinha se apresentou somente com seu violão e deu uma desculpa. estaria sem gaiteiro para se apresentar em Bagé. O empresário João Braz disse ao Teixeirinha que havia na cidade uma menina gaiteira. O resto da historia todos já sabem. Ney Fernandes está vivo com 82

  70. Benedito Coelho Siebra disse:

    Na vida de um casal tem sempre muitas questões de foro íntimo que não costuma vir a público e o julgamento por quem quer que seja é racional e pode ser falho. Racionalmente se observa que Teixeirinha virou um dependente total de Mary e por suponho por impulso machista não quis admitir. Mary era muito mais do que uma simples sanfoneira como ele dizia, tanto é verdade que Teixeirinha não conseguiu se erguer sem Ela. Mary aos pouco passou a ser a estrela maior e a fonte de inspiração do Teixeirinha na cabeça dele era a mesma garota cinderela que ele levantou dos farrapos. Coloquem-se no lugar da Mary, uma artista talentosa, virou uma amante do parceiro artista mais velho que na certa não amava e tinha que aceitar todas as condições impostas. Chegou uma hora que Mary percebeu que sua contribuição artística na dupla valia mais do que 50% e estava sendo explorada. A Menina da gaita cresceu, cresceu e Teixeirinha não se deu conta e no final não teve nenhuma estrutura psicológica pra viver sem ela. Dar a impressão que a própria família de Teixeirinha tinha total consciência da importância e utilidade de Mary Terezinha.

Deixe uma resposta

